Sistema Alternativo

Os frangos de corte também podem ser mantidos em sistemas do tipo Caipira ou Orgânicos.

Linhagens de frango específicas e de crescimento lento podem ser utilizadas nestes sistemas.

A criação de frangos caipiras, tipo colonial ou de capoeira é regida pela ABNT NBR 16389/2015, a qual define todos os requisitos para produção destas aves em um sistema semi-extensivo, ou seja, com acesso ao ambiente externo do galpão.

Os frangos mantidos em sistemas orgânicos também devem respeitar normas específicas, desde alimentação aprovada e uso de medicamentos, como a Lei Nº 10.831/2003, o Decreto Nº 6.323/07 e a Portaria 52/2021, bem como seus anexos:

Anexo I – Substâncias e produtos autorizados na higienização de instalações, equipamentos e utensílios em sistemas orgânicos de produção;

Anexo II – Substâncias e produtos autorizados na prevenção e tratamento de enfermidades de animais em sistemas orgânicos de produção;

Anexo III – Substâncias e produtos autorizados na alimentação de animais em sistemas orgânicos de produção.

Fontes:

– ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. ABNT NBR 16389. Avicultura – Produção, abate, processamento e identificação do frango caipira, colonial ou capoeira. 2015.

– Costa, M.J.R.P.; Lima, V.A.; Sant’Anna, A.C. Comportamento e bem-estar animal. In: Fisiologia das aves comerciais. Macari, M.; Maiorka, A. 2017.

– Escosteguy, A.; Jantzen, M.M. Manual da Avicultura Orgânica. 2022.

Ao continuar a usar nosso site, você está concordando com o nosso uso de “cookies”. Para saber mais, por favor, veja a nossa Política de Privacidade.