Compromissos em bem-estar de frangos de corte

A avicultura de corte é um dos maiores setores da economia de diversos países. Esse fato se reflete no número de animais envolvidos nesta cadeia produtiva. Anualmente, aproximadamente 40 bilhões de frangos de corte são abatidos em todo o mundo.

Acreditamos que para contribuir com um cenário mais ético na avicultura de corte, o comprometimento público das empresas em adotar boas práticas pode ser um ponto de partida para aumentar o bem-estar dos frangos de corte, sendo uma parte integrante importante do processo de transformação da cadeia. Ressaltamos ainda a responsabilidade individual de cada um de nós enquanto consumidores para que estejamos cada vez mais conscientes da origem dos produtos que consumimos que podem gerar sofrimento animal

Embora muitas empresas apresentem seus compromissos individuais em relação ao bem-estar animal e, entre elas, com os frangos de corte, o Brasil também pode começar a adotar boas práticas que são reconhecidas internacionalmente. Sendo assim, há um movimento em iniciar as discussões na adoção de boas práticas ao redor de compromissos baseados no Better Chicken Commitment (BCC).

O BCC é um conjunto de critérios cientificamente apoiados, concebidos para reduzir pontos críticos associados à criação industrial intensiva de frangos de corte. 

Diferentes países têm as suas próprias versões do BCC, entretanto, a principal questão desses documentos, o bem-estar animal, são as mesmas, independente do país. Os requisitos gerais do BCC incluem menores densidades, enriquecimento ambiental, utilização de raças de frangos de corte de crescimento mais lento, métodos de abate mais humanitários, entre outros.

O Brasil também construiu sua própria versão do BCC! Uma coalizão formada por profissionais de diversas Organizações sem fins lucrativos (ONG’ s) voltadas aos interesses dos animais e seguindo como exemplo os BCC’ s de outros países, construiu esse documento.

Texto do BCC Brasil: 

“Exigimos que nossos fornecedores de frango atendam aos seguintes requisitos para 100% de nossos produtos (frescos, congelados e processados):

Densidade máxima no galpão de 30 kg/m2* e proibir o uso de gaiolas ou sistemas multiníveis para matrizes e frangos de corte.

A apanha (‘raleamento’) parcial deve ser evitada e, se adotada, deve se limitar a uma vez por lote.

Fornecer às aves um ambiente melhorado, incluindo:

Pelo menos 7,5 cm de altura da cama friável cobrindo todo o chão do galpão, mantendo a condição seca e friável e evitar áreas endurecidas ou molhadas;

 

Todas as aves devem ter acesso a no mínimo 8 horas de luz contínua (≥50 lux), incluindo luz natural, e 6 horas de escuridão contínua diariamente (<1 lux);

 

Com relação a qualidade do ar, a concentração de amônia não deve exceder a 20 ppm e dióxido de carbono a 3000 ppm, ao nível da cabeça das aves, independente da densidade.

Adotar linhagens que demonstrem maiores resultados de bem-estar que atendam aos critérios do RSPCA Broiler Breed Assessment Protocol ou Global Animal Partnership (GAP) ou equivalente validado pela comissão do BCC Brasil; reportando sua evolução publicamente a cada ano.

Adotar e investir em métodos de insensibilização de frangos que não submetam o animal à inversão enquanto estão conscientes, como o sistema de atmosfera controlada (CAS), usando gases inertes ou sistemas multifásicos, que induza uma insensibilização irreversível, ou métodos elétricos efetivos, que gerem perda da consciência de forma instantânea comprovados por indicadores objetivos e que não promovam a inversão das aves enquanto estão conscientes,

Demonstrar conformidade com todos os padrões por meio de auditoria de terceiros, reportando sua evolução publicamente a cada ano a partir do compromisso publicado.

Acreditamos que nosso país, atuante como um dos maiores produtores e exportadores de carne de frango do mundo, também deve tornar-se um exemplo na adoção de práticas mais éticas e sustentáveis no que tange o bem-estar dos frangos de corte, dos seres humanos e do meio ambiente.

Para isso, a Iniciatica MIRA Frangos está aberta ao diálogo em relação ao bem-estar dos frangos de corte por meio do fornecimento de informações técnicas, adoção de boas práticas e divulgação de compromissos públicos. Entre em contato para que possamos ajudá-los na transformação da avicultura de corte!

Ao continuar a usar nosso site, você está concordando com o nosso uso de “cookies”. Para saber mais, por favor, veja a nossa Política de Privacidade.