Exportação de frango para a União Europeia poderá ser aprovada no Brasil

Em 2023, o Brasil encerrou o ano obtendo recordes na exportação de carne de frango, tendo uma alta de 6,6% em relação ao ano de 2022, o que proporcionou uma tendência de aumento para este ano de 2024.

Dentro desta perspectiva de expansão, Carlos Fávaro, Ministro da Agricultura, anunciou que o Brasil está próximo de conseguir autorização da União Europeia (UE) para expandir suas exportações de carne de frango. 

Esta notícia vem como um sinal positivo para a indústria avícola brasileira, que enfrentou dificuldades em 2018 quando a UE suspendeu as importações de 20 frigoríficos brasileiros, a maioria deles produtores de carne de frango, devido a preocupações com a segurança alimentar. 

Considerado líder mundial na exportação de carne de frango, o Brasil responde por quase 40% do fornecimento global. Segundo dados do governo brasileiro, o país exportou mais de 316 mil toneladas de carne de frango para a UE no ano passado, fazendo do bloco o sexto maior destino para suas exportações.

Outro fator que merece destaque em relação a esta possível reabertura de mercado são as questões voltadas para o bem-estar dos frangos de corte. A UE é extremamente exigente para tais condições, uma vez que várias das suas empresas já apresentam compromissos firmados em relação ao aumento do grau de bem-estar animal na avicultura de corte. 

Aliado a esta preocupação com o bem-estar dos frangos, nós da Iniciativa MIRA Frangos, estamos buscando auxiliar empresas a entender melhor os critérios do BBC (Better Chicken Commitment) que são muitos próximos do ECC (European Chicken Commitment). Esta ação poderá permitir com que as portas se abram e assim o Brasil possa exportar para mais países europeus.  

Portanto, esperamos que em 2024 seja o ano em que o Brasil apoie os critérios do BCC e consiga  ampliar o seu mercado de carnes, e intensificar as ações ao redor do bem-estar animal.  

Fonte: Adaptado de Agrimídia. Março/2024.

compartilhe

Ao continuar a usar nosso site, você está concordando com o nosso uso de “cookies”. Para saber mais, por favor, veja a nossa Política de Privacidade.