É possível criar frangos sob um modelo sustentável?

É constante a preocupação de mercados e consumidores com a segurança alimentar, principalmente quando se refere às questões relacionadas à forma como as aves são criadas. Os Estados Unidos é um país no qual as questões relacionadas ao bem-estar dos animais, principalmente das aves, apresentam grandes discussões e debates importantes, que são disseminados para os demais países, inclusive o Brasil.  

Assim, a busca por métodos mais sustentáveis na produção de frangos, fez com que  avicultores norte-americanos adotassem práticas ecologicamente corretas e inovadoras que promovem o bem-estar das aves. Este sistema consiste no uso de um galpão móvel que permite com que as excretas produzidas pelas aves atuem sobre a recuperação dos solos. Diferentemente dos métodos convencionais, os aviários móveis são uma alternativa para proporcionar acesso das aves à pastagens frescas, onde possam forragear e ingerir alimentos frescos, como  sementes, insetos, entre outros, além de maior oportunidade de expressarem seus comportamentos naturais.

Os aviários móveis para frangos apresentam um design único, utilizando grandes estruturas sem piso e que acomodam até 6.000 aves. Estas estruturas são movidas por painéis solares e se deslocam suavemente por extensas áreas de pastagem, permitindo que os frangos desfrutem de um ambiente mais natural.

A movimentação constante desses aviários móveis não apenas proporciona um ambiente mais saudável para os frangos, mas também contribui para uma distribuição uniforme de suas excretas, agindo como um fertilizante natural para o solo. Além disso, essa abordagem inovadora visa reduzir a concentração de gases como amônia e sulfeto de hidrogênio, tradicionalmente associados a aviários convencionais e são extremamente prejudiciais às aves, aos colaboradores e ao meio ambiente.

Um relato do produtor Paul Greive, proprietário da Pasturebird, situada na Califórnia/EUA, comentou que utiliza somente este sistema em sua propriedade. Paul relatou que as aves vivem em um regime diário com acesso a ar fresco, movimentação, dieta rica em nutrientes e muito espaço, ficando naturalmente felizes, saudáveis e com seu sistema imunológico fortalecido, sem precisar do uso de quaisquer medicamentos ou antibióticos. 

Desta forma, os benefícios da adoção deste sistema se estendem para além dos animais, mas também ao meio ambiente. Essa iniciativa demonstra um compromisso dos produtores em encontrar e aplicar soluções mais alinhadas à uma produção de alimento sustentável e com considerações éticas em relação aos animais e ao meio ambiente.Fonte: Adaptado Agrimídia Gessulli, 2024. Disponível em  https://www.agrimidia.com.br/avicultura-industrial/alem-do-organico-produtor-norte-americano-cria-modelo-sustentavel-para-producao-de-aves-em-pastos/

compartilhe

Ao continuar a usar nosso site, você está concordando com o nosso uso de “cookies”. Para saber mais, por favor, veja a nossa Política de Privacidade.