Redução de poeira em galpões de galinhas poedeiras livres de gaiolas

A atual avicultura busca aprimorar cada vez mais os processos produtivos como forma de fornecer às aves condições adequadas. Porém, o ambiente tem influência direta na criação das aves, pois em situações inadequadas, é considerado um dos fatores determinantes no desenvolvimento de doenças respiratórias.

Quando mantidas em um ambiente sujo ou um espaço mal ventilado, as aves ficam expostas a gases nocivos como a amônia e o dióxido de carbono, entre outros, que podem causar inflamação nas vias respiratórias e nos pulmões. Assim, condições de melhor conforto térmico para estes animais são fundamentalmente importantes para manter uma boa saúde das aves e dos  colaboradores.

De acordo com Sanjay Shah, professor do Departamento de Engenharia Biológica e Agrícola da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, altos níveis de poeira podem afetar o desempenho e o bem-estar das aves e dos colaboradores, pois estes passam um longo tempo  coletando os ovos. Shah completou que o aumento da atividade de coleta em galpões de galinhas poedeiras livres de gaiolas pode ser benéfico para as aves, mas a poeira gerada durante essa maior movimentação pode ter impactos negativos na qualidade do ar. O professor ainda reforça que a filtragem de poeira convencional não é usada em aviários sem gaiolas porque os filtros entopem rapidamente, exigindo manutenção excessiva, o que torna a qualidade do ar um desafio ainda maior nestas instalações.

Baseado neste desafio, Shah e sua equipe desenvolveram um precipitador eletrostático que carrega eletricamente partículas de poeira, sendo que essas partículas são atraídas para placas carregadas e removidas do ambiente. O princípio do equipamento é que as partículas de poeira se fixam umas nas outras e são depositadas no chão ou em superfícies aterradas, reduzindo assim a poeira e a concentração microbiana no ar. O equipamento também dispõe de uma lâmpada germicida ultravioleta (UV-C), que tem como alvo bactérias no ambiente. Segundo Shah, os eletrodos de carga e coleta foram alojados dentro de uma estrutura e o coletor foi agitado automaticamente para transferir a poeira recolhida do ambiente para um saco de remoção, eliminando assim a necessidade de uma limpeza manual. Além disso, Shah descreve que, ao contrário de outros precipitadores eletrostáticos, este equipamento tem seu próprio soprador, o que permite reduzir a estratificação térmica, ou seja a diferença de temperatura do chão ao teto. Dessa maneira, tanto a poeira quanto as concentrações microbianas foram diminuídas no interior do aviário.

Melhorar a qualidade do ar interior de uma instalação é uma proposta vantajosa para todos, uma vez que pode melhorar o desempenho, a saúde e o bem-estar das aves, beneficiar os colaboradores e até reduzir as emissões atmosféricas prejudiciais.

A Iniciativa Mira Poedeiras, sempre comprometida com o maior grau de bem-estar para as aves, reconhece a importância da qualidade do ar para as aves. Isso reflete no desempenho e na saúde por meio de menores índices de doenças respiratórias tanto para as aves como para os colaboradores e melhor conforto térmico.

Fonte: Adaptado de WattPoultry, 2024. Disponível em: https://www.wattagnet.com/egg/cage-free-laying-systems/article/15669365/electrostatic-could-reduce-dust-in-cagefree-layer-houses 

Compartilhe:

Ao continuar a usar nosso site, você está concordando com o nosso uso de “cookies”. Para saber mais, por favor, veja a nossa Política de Privacidade.