I Capacitação Presencial de Galinhas Livres de Gaiola da Iniciativa MIRA

Minas Gerais - MG

Evento promoveu a troca de experiências entre produtores, pesquisadores, estudantes, técnicos e representantes de empresas que apoiam a criação de galinhas livres de gaiola em Minas Gerais

Mediante o atual crescimento da produção de ovos em sistemas livres de gaiolas, a Iniciativa MIRA promoveu de maneira gratuita e presencial, nos dia 04, 06 e 08 de julho, em três cidades de Minas Gerais (Uberlândia, Belo Horizonte e Viçosa) a I Capacitação em Produção de Ovos Livres de Gaiola.

O evento contou com a palestra de importantes nomes da avicultura alternativa atual, confira quais foram nossos palestrantes:

Prof.ª Dra. Rosangela Poletto (IFRS e Certified Humane), Adélia Rodrigues Guimarães (Serviço de Inspeção Municipal de Uberlândia), Ronald DeLucca (Consultoria Mais Caipira), Edson Silva (EMATER), Juarez Moura dos Santos (Presidente da Associação Camponesa – ACAMPRA), Flaviana Dias (Presidente da Cooperativa Coopercampra), Daniel Mohallem (Planalto Ovos), Carolina Sampaio (Fórum Animal), Caroline Mazzoco (Certified Humane Brasil), Mariana Weiss Telles (Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA), Márcia Portugal Santana (EMATER-MG), Ramon Carvalho (Consultoria Mais Caipira), Eulália de Lima Gomes, Guilherme Baruffi (Fazenda Speranza), Vinícius Augusto dos Santos (Serviço de Inspeção Municipal de Viçosa), Rogério Jacinto Gomes (EMATER-Viçosa), Lucio Vicente (Carrefour), Prof. Dr. Pablo Albino (Universidade Federal de Viçosa – UFV), Cirliane Freitas (Iniciativa MIRA).

Os temas abordados pelos palestrantes também foram variados, tais como bem-estar animal, atendimento à normas e registros, biosseguridade, comercialização de ovos, associativismo, cooperativismo, demanda e compromissos dos sistemas alternativos de produção de ovos. A capacitação contou com 65 participantes no total, entre produtores, acadêmicos, técnicos da área e representantes de empresas ligadas à avicultura. Em Uberlândia o evento foi sediado pela Faculdade Pitágoras, em Belo Horizonte pela UFMG e em Viçosa pelo IPPDS (Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável) da UFV.

Além de disseminar conteúdo técnico para os participantes, a capacitação proporcionou um ambiente de discussão e interação que permitiu a articulação entre produtores, órgãos públicos, academia, técnicos e empresas. Nós consideramos de grande importância estabelecer esta rede de contatos e apoio dentro do nicho de ovos livres de gaiola para fortalecer o setor e unir produção, demanda, academia e extensão rural.

Agradecemos especialmente à Adélia Rodrigues Guimarães (SIM-Uberlândia), Prof. André França (Faculdade Pitágoras-Uberlândia), Márcia Portugal Santana (EMATER-MG), Prof. Itallo Conrado Sousa de Araújo (UFMG) e Prof. Marcelo Braga (IPPDS-UFV) que auxiliaram no estabelecimento das sedes dos eventos, divulgação e articulação com os palestrantes de suas regiões.

Considerando a quantidade de produtores em nosso país, sabemos que não conseguiremos realizar capacitações presenciais em todas as regiões. Por isso, realizamos também capacitações online, para que o máximo de pessoas possam ser impactadas com o nosso conteúdo.


A primeira capacitação online ocorreu em Janeiro de 2022 e você pode acessar o conteúdo que ficou gravado.

Também realizamos minicursos online. A divulgação ocorre uma semana anterior à aula no Instagram, e a aula é ministrada na Plataforma Zoom mediante inscrição. Fique atento às nossas redes sociais!

Ao continuar a usar nosso site, você está concordando com o nosso uso de “cookies”. Para saber mais, por favor, veja a nossa Política de Privacidade.