Progressões na transição de empresas criadoras de poedeiras livres de gaiolas

As constantes inovações na avicultura de postura tem alcançado altos níveis, marcados pelas mudanças nas áreas de genética, nutrição, sanidade, ambiência, manejo e bem-estar animal, proporcionando assim um ambiente onde as aves possam expressar seus comportamentos naturais como utilização de ninhos para postura, tomar banho de areia, empoleirar-se ou ainda bater e esticar as asas.

A Compassion in World Farming, uma organização sem fins lucrativos, situada em Nova York, lançou recentemente o relatório da EggTrack (2023), no qual publicou que aproximadamente 75% das empresas com compromissos em bem-estar animal, relataram progresso em sua transição para utilização de sistemas para produção de ovos livres de gaiolas. Este relatório se baseia em dados com informações divulgadas publicamente pelas empresas, quer sejam dados encontrados dentro do seu próprio site, ou ainda na política de bem-estar animal, ou no relatório das agências ESG/CSR, ou também em algum comunicado à imprensa.

Qualquer empresa que possui um compromisso com ovos de galinhas livres de gaiolas deve divulgar publicamente e atualizar anualmente o seu progresso dentro do processo de transição. Isto mostra que uma empresa se responsabiliza pelos compromissos e progressos que realizou, comunicando aos investidores, clientes e outras partes interessadas importantes que leva a sério os seus objetivos de responsabilidade social.

O Relatório EggTrack divulga e captura dados de algumas regiões geográficas como: Europa, Estados Unidos e Ásia-Pacífico, e ainda os divide em diversas categorias como região geográfica, setor e categoria do ovo.

Assim, em sua publicação, das 444 empresas incluídas dentro do relatório EggTrack (2023), 195 são da categoria varejistas e fornecedores de kits de refeição, 111 são do setor de restaurantes, 74 são do setor de serviços alimentares, 51 são fabricantes e 13 são produtores. Grande parte do progresso publicado neste relatório foi realizado pelos fabricantes e um mínimo possível foi realizado pelos serviços de alimentação. O relatório ainda contém informações de prazos para a não utilização de gaiolas, além do progresso alcançado em relação às promessas e as principais conclusões relativas à transição da indústria dos ovos. De todas as empresas incluídas no relatório, 79 operam internacionalmente, 274 operam na Europa e no Reino Unido, 134 nos EUA e 23 na região Ásia-Pacífico. O maior progresso na transição de ovos livres de gaiolas foi relatado na Europa, seguida pelos Estados Unidos. Segundo o relatório, ainda existem 79 empresas com 88 compromissos globais, no entanto, apenas 56% estão atualmente reportando seus progressos no sentido do seu compromisso de libertação de animais das gaiolas. Destas, 79 empresas que já firmaram o compromisso global de criações livres de gaiolas, 34 são do setor de restaurantes, 21 são fabricantes, 19 são empresas de serviços alimentares e 5 são varejistas e fornecedores de kits de refeição. Nenhum produtor de ovos foi incluído a nível global no relatório, porém é importante ressaltar que os produtores precisam se adequar para atender aos mercados que estão cada vez mais exigentes com relação à transição de sistemas com aves livres de gaiolas.

Como o relatório foca também por região geográfica, na Europa, existem 274 empresas listadas no relatório com 440 compromissos globais. Aproximadamente, 75% estão relatando o seu progresso em direção ao objetivo de compromisso. A maioria das 274 empresas são do setor varejista e de fornecedores de kits de refeição, seguidas por restaurantes e empresas de serviços de alimentação.

Já nos Estados Unidos, são 134 empresas com 147 compromissos livres de gaiolas. Cerca de 74% relatam o progresso no cumprimento do seu compromisso. A maioria das 134 empresas é do setor de restaurantes, seguida por varejistas e fornecedores de kits de refeição e por último pelas empresas de serviços de alimentação.

Sobre a Ásia-Pacífico, existem 23 empresas com 40 compromissos. Aproximadamente 60% estão relatando o seu progresso em direção ao seu compromisso firmado. Das 23 empresas, a maioria é do setor de alimentação, seguida pelo setor de restaurantes, varejistas e fornecedores de kits de refeição.

Assim, é importante relatar que os compromissos livres de gaiolas estão progredindo cada vez mais, em melhoria para o bem-estar animal e consequentemente atendendo a população que está cada vez mais exigente.

No Brasil temos também a produção do relatório pela EggLab, sobre os compromissos de transição para o sistema de produção de ovos livres de gaiolas. Assim podem acessar através do site : https://www.egglab.org.br/.

Você gostaria de saber mais sobre compromissos na adoção de sistemas de galinhas poedeiras livres de gaiolas? Se sim, marque uma reunião com a equipe da Iniciativa MIRA Poedeiras e teremos muito prazer em ajudá-lo nessa transição! Fale conosco pelo e-mail contato@mira.org.br.Fonte: Adaptado Watt Poultry, 2024. https://www.wattagnet.com/egg/article/15662938/over-half-of-global-cagefree-commitments-are-progressing

Compartilhe:

Ao continuar a usar nosso site, você está concordando com o nosso uso de “cookies”. Para saber mais, por favor, veja a nossa Política de Privacidade.