O uso da tecnologia para a remoção de  ácaros vermelhos em sistemas livres de gaiolas

Uma grande preocupação por parte dos produtores de aves, especialmente na indústria de ovos, é a infestação por ácaros vermelhos, também conhecido popularmente como “piolho vermelho”, pois estes geram problemas tanto econômicos quanto sobre o bem-estar das aves. As infestações deste ácaro ocorrem mais constantemente ​​em ambientes sem gaiolas, devido ao fato das aves terem mais contato umas com as outras, além de terem poleiros ou estruturas que permitem que esses ácaros se escondam. As  aves expostas aos ácaros vermelhos podem apresentar aumento de bicadas nas penas, inquietação, irritação ou agressão, além dos ácaros vermelhos atuarem como vetores de doenças, para o vírus da Newcastle. 

Estes ácaros vivem em fendas e só saem cerca de uma hora por noite para se alimentar do hospedeiro, ou seja, picam as aves e vivem do consumo de seu sangue. Os ácaros vermelhos deixam o hospedeiro todos os dias e podem sobreviver, mantendo-se escondidos por muitas semanas, mesmo que com fome. 

Desta forma, tecnologias são importantes para reduzir o período de sobrevivência desses ácaros. A VacuMite, por exemplo, desenvolveu um poleiro  com pequenos orifícios, o qual permite um ambiente propício para que os ácaros se acumulem. Assim, durante o dia, é possível remover os ácaros vermelhos de seus esconderijos utilizando um fluxo de ar criado por pressão de ar nos poleiros. Posteriormente, os ácaros são depositados em uma caixa central de coleta, onde são mortos.

Niels Geraerts, gerente de produto e marketing da empresa VDL Jansen, afirmou que este método ajuda a melhorar o bem-estar das aves devido à falta de utilização de produtos químicos, sendo uma solução ideal para produtores orgânicos. Geraerts, ressalta ainda que, uma das grandes vantagens desse tipo de poleiro é o fato de não precisar de muita manutenção, além dos ácaros não conseguirem resistir a esse manejo.

Assim, observar a presença de ácaros e removê-los diariamente, ajuda no controle de infestações.

Mesmo que o produtor não possa investir neste tipo de tecnologia, a detecção precoce permite a presença destes e outros ácaros devem ser monitorados. Os produtores devem adotar medidas preventivas de biosseguridade para reduzir a densidade da população de ácaros vermelhos, que consequentemente ajudarão a economizar medicamentos e reduzir os custos de produção, além de garantir a interrupção das perdas de produção, evitar os tratamentos caros e que as aves sofram de maneira desnecessária com infestações de ecto e endoparasitas.

Fonte: Adaptado Watt Poultry, 2024. Disponível em: https://www.wattagnet.com/egg/article/15664763/vacuum-technology-helps-red-mite-removal-in-cagefree-houses

Compartilhe:

Ao continuar a usar nosso site, você está concordando com o nosso uso de “cookies”. Para saber mais, por favor, veja a nossa Política de Privacidade.