O entendimento das emoções das galinhas pelos seres humanos 

O bem-estar das aves é um assunto que vem sendo discutido com maior frequência devido a importância de representar a condição da ave em manifestar naturalmente suas potencialidades. Dessa forma, um estudo foi desenvolvido pela Universidade de Queensland/Austrália, liderado pelo professor da Escola de Ciências Veterinárias, Joerg Henning, no qual foi determinado que as pessoas pudessem diferenciar o estado emocional das aves com base nas suas vocalizações.

Os  pesquisadores, primeiramente, pediram aos participantes do projeto que ouvissem uma série de diferentes vocalizações de galinhas que foram gravadas durante diferentes situações. Posteriormente, foi pedido que os ouvintes decidissem se achavam que a galinha parecia “satisfeita” ou “insatisfeita”.     

Segundo Henning, o estudo mostrou que 69% dos participantes conseguiram relatar corretamente se a galinha estava “satisfeita” ou “insatisfeita”. Para o pesquisador, este resultado é notável e reforça ainda mais as evidências de que os seres humanos têm a capacidade de perceber o contexto emocional das vocalizações de diferentes espécies e que esta ação pode ser utilizada para aumentar o grau de bem-estar das galinhas. Ainda de acordo com Henning e seus colaboradores, esta descoberta permite futuras novas pesquisas e programas focados na melhoria de vida das aves.

O professor Henning acredita que, nas pesquisas futuras, possam ser desenvolvidos sinais acústicos específicos que possam prever como os seres humanos classificam a “satisfação” na vocalização das galinhas e, consequentemente, se esses resultados podem ser usados ​​em sistemas de detecção baseados em inteligência artificial para monitorar tais vocalizações das galinhas. Henning enfatiza que tais resultados permitiriam o desenvolvimento de avaliações automatizadas do grau de bem-estar dos animais, sejam situações positivas ou negativas referentes ao manejo do setor avícola.

Fonte: Adaptado, Watt Poultry, 2024. Disponível em: https://www.wattagnet.com/broilers-turkeys/broilers/article/15661719/humans-can-understand-chicken-emotions-study-finds

Compartilhe:

Ao continuar a usar nosso site, você está concordando com o nosso uso de “cookies”. Para saber mais, por favor, veja a nossa Política de Privacidade.