A transição de sistemas de galinhas mantidas em gaiolas para livres de gaiolas ainda está avançando, apesar da gripe aviária e da inflação

Conforme o Relatório EggTrack 2022, mais de 75,0% das empresas relataram progresso em sua  transição de sistemas com gaiolas para livres de gaiolas.

O relatório de 2022 rastreou 232 empresas e detalhou o prazo de isenção de gaiolas de cada uma dessas empresas. Das 232 empresas, 103 operam globalmente, 52 operam na América do Norte, 76 operam na Europa e 2 operam na região da Ásia-Pacífico.

Para que esse progresso continue e ajude diretamente os produtores de ovos livres de gaiolas na organização de sua cadeia e planejamento de futuras ofertas, é importante que as empresas que se comprometem com a transição relatem seu progresso no cumprimento desses compromissos. Além disso, rastrear e relatar o progresso da transição livre de gaiolas fornece  transparência  aos consumidores. E você, produtor brasileiro de ovos, não esqueça de cadastrar os dados da sua produção no site da Iniciativa MIRA (https://mira.org.br/cadastros/). Essa ação ajudará as empresas a encontrarem os fornecedores de ovos livres de gaiolas, formar e fortalecer uma rede de comercialização!

Dentre as 58 empresas globais que se reportam ao Egg Track, 34 relataram progresso nos compromissos de não mais usar as gaiolas. As empresas com cadeias de suprimentos globais estão com uma média de 63,0% livres de gaiolas.

Quando nos referimos ao relatório por setor, observou-se que 2 empresas de serviços de alimentação e hospitalidade e 6 restaurantes assumiram novos compromissos globais em 2022. Dentre as empresas que reportaram seu progresso, 55,6% de 18 empresas de serviços de alimentação e hospitalidade, 77,8% de 18 fabricantes, 33,3% de 18 restaurantes e 100,0% das empresas varejistas ou de kits de refeição relataram seus compromissos globais.

Atualizações regionais

Na América do Norte, das 118 empresas com compromissos para aves livres de gaiolas, 66,9% relataram progresso em comparação com 66,6% em 2021. As empresas americanas Raley’s e Sprouts Farmers Market e Meijer já cumpriram seus compromissos de isenção de gaiolas em 2021. Atualmente, 34,8% do plantel de galinhas poedeiras dos Estados Unidos estão livres de gaiolas, em comparação com 28,6% no mesmo período do ano passado, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Na Europa, das 128 empresas que informaram seus avanços, 85,2% relataram progresso no fornecimento de ovos livres de gaiolas em comparação com 84,0% em 2021. O plantel de galinhas poedeiras da região é equivalente a 55,0% de aves livres de gaiolas (não incluindo o Reino Unido).

Na região da Ásia-Pacífico, das 18 empresas que informaram seus avanços, 44,4% relataram progresso nos compromissos de aves livres de gaiolas. Em julho de 2022, nenhuma dessas empresas cumpriu suas promessas de isenção de gaiolas.

Nenhuma empresa em nenhuma região perdeu os prazos de 2021. Como as empresas estão relatando com frequência o uso de ovos em outras formas, como ovos líquidos ou produtos à base de ovos, a equipe do EggTrack abordará esses produtos em seus futuros relatórios.

Caso você tenha interesse em ler o documento na íntegra (apenas apresenta versão em inglês) e verificar as empresas e seus respectivos compromissos, acesse o relatório pelo endereço a seguir: https://www.ciwf.org.uk/media/7452331/eggtrack-2022-report.pdf

Fonte:

Por Meredith Johnson. WATTPoultry.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe: