Novos compromissos relacionados a galinhas livres de gaiolas!

A busca por melhores sistemas de produção, em especial para as galinhas poedeiras mantidas em gaiolas, é constante.

Para a equipe do Fórum Animal, organização sem fins lucrativos a qual a Iniciativa MIRA faz parte, é importante que compromissos sejam firmados, para garantir que futuros sistemas sejam baseados no bem-estar dos animais, bem como trazer benefícios às pessoas que trabalham nestes sistemas, aos seus respectivos consumidores e ao meio ambiente.

Dentro do Fórum Animal, a equipe de Relações Corporativas tem duas vertentes principais de trabalho: Novos Compromissos, na qual a equipe busca por empresas que se comprometam publicamente em consumir apenas ovos de galinhas criadas livres de gaiolas e a Auditoria EggLab, equipe que monitora os compromissos de ovos já assumidos por empresas que operam no Brasil. Esses agentes entram em contato com empresas que fornecem ou consomem ovos para que possam ser conscientizados em relação à importância de se investir em sistemas que atendam requisitos que possam fazer deste mundo um lugar melhor para todos os animais e seres humanos!

Sendo assim, é com alegria que informamos sobre mais um compromisso conquistado por esta equipe em colaboração com outras organizações não-governamentais que trabalham com o mesmo objetivo. Em março de 2023, a rede de supermercados Super Nosso, que possui 54 lojas situadas no Estado de Minas Gerais, assumiu publicamente o compromisso de comercializar apenas ovos de galinhas livres de gaiolas em todas as suas filiais. A empresa definiu que esta transição ocorrerá até o ano de 2028. O compromisso, inclusive, já foi publicado no site (https://conteudo.blogsupernosso.com.br/ovos-galinhas-livres) da rede Super Nosso.

Esta notícia revela que as empresas, aos poucos, estão se abrindo para este novo mercado que tende a aumentar com o passar dos anos, conforme cresce a conscientização dos consumidores em consumir produtos oriundos de sistemas que respeitam e contribuem para o bem-estar dos animais.

Embora este seja o compromisso mais recentemente assinado, por meio do site EggLab (https://www.egglab.org.br/) você poderá conhecer outras empresas que já se comprometeram com o uso de ovos de galinhas livres de gaiolas e estão com a transição finalizada ou em andamento.

… e as boas novidades não param por aqui… sabia que o Fórum Nacional também tem um projeto chamado Universidades sem Gaiolas? Este projeto busca fazer com que as Universidades também passem a investir no ensino e pesquisa de sistemas de aves livres de gaiolas.

Isso não é fantástico?! Dessa forma, podemos fazer com que, além de compromissos com empresas, também possamos formar futuros profissionais que tenham um olhar voltado a estes sistemas, ou seja, nossos futuros extensionistas, médicos veterinários, zootecnistas e demais profissionais que se identifiquem com este sistema de criação.

O primeiro compromisso firmado neste sentido foi realizado em janeiro de 2023 com a UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) que se tornou a primeira universidade brasileira a se comprometer, publicamente, com a não utilização de gaiolas no setor de avicultura de suas dependências e ainda incentivar outras instituições de ensino superior a fazerem o mesmo.

Recentemente, também foi concretizado o acordo com a Universidade Católica Dom Bosco, localizada na cidade de Campo Grande/MS, que assumiu o compromisso público de não utilizar gaiolas no setor de avicultura e de suinocultura da sua fazenda escola. O impacto do compromisso é altamente positivo e merece destaque pelo pioneirismo entre as universidades privadas do Brasil! Além dos animais, os estudantes e toda a sociedade também se beneficiam por meio da formação de profissionais mais críticos e eticamente comprometidos. Parabenizamos a equipe do Fórum e os envolvidos da Universidade Católica Dom Bosco!

Portanto, produtor de ovos livres de gaiolas, aqui fica nossa mensagem: você está trilhando o caminho certo! Aos poucos, observamos que essa mudança está além dos consumidores, mas também está chegando às empresas, profissionais e universidades que buscam por sistemas que agreguem ao bem-estar animal e humano.

Contem com a equipe da Iniciativa MIRA e do Fórum Animal nesta caminhada, pois juntos somos mais fortes!

Fonte:

Por Elaine Sans (Iniciativa MIRA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Ao continuar a usar nosso site, você está concordando com o nosso uso de “cookies”. Para saber mais, por favor, veja a nossa Política de Privacidade.