Vacinação in ovo e a resposta imune em pintinhos

Tecnologias no setor avícola estão sendo desenvolvidas para minimizar problemas que possam comprometer o desempenho, saúde e bem-estar das aves. A vacinação realizada in ovo, antes da eclosão dos pintinhos, por exemplo, tem permitido aos avicultores uma redução de até 10% dos custos, quando utilizam o processo de imunização de forma eficiente. Além disso, o sistema de vacinação in ovo, promove maior grau de bem-estar às aves, auxiliando na imunidade e protegendo as aves contra doenças.

Durante a eclosão, os pintinhos podem ser expostos a desafios de saúde, como o vírus das doenças de Marek, Newcastle, Gumboro, entre outras, e quando desafiados, o sistema imunológico dessas aves pode ser subdesenvolvido para proteger contra estas infecções. Desta forma, ao nascimento, o sistema imunológico do pintinho apresenta-se completamente imaturo, criando um período de vulnerabilidade para estes animais.

A utilização de vacinas recombinantes baseadas no herpesvírus de perus, quando aplicadas com maior precisão por meio da vacinação in ovo, ajudam a acelerar a maturação do sistema imunológico do embrião de aves, permitindo uma imunidade mais próxima ao período de eclosão, possibilitando que o pintinho responda a um desafio de doença mais cedo. A vacina não somente auxilia na imunidade adaptativa por meio do desenvolvimento de anticorpos, mas também proporciona um desenvolvimento de imunidade mediada por células, no qual cria uma resposta imune com função de combater patógenos, destruindo células infectadas que exibem determinadas proteínas conhecidas como antígenos em sua superfície.

O local mais preciso da injeção da vacinação in ovo é no âmnio, pois proporciona uma resposta imunológica imediata, além de ajudar a maximizar o potencial de investimentos em vacinas.

Estudos realizados com pintinhos vacinados durante a incubação e pós-eclosão, demonstraram que os pintinhos vacinados in ovo, iniciaram uma resposta imune pré-eclosão mais rápida. Além disso, outros estudos também demonstraram uma aceleração na maturidade do sistema imunológico do embrião, resultando em respostas imediatas contra patógenos invasores. Desta forma, o desenvolvimento precoce do sistema imunológico por meio da vacinação in ovo ajuda a proteger as aves jovens contra patógenos, porém não relacionados àqueles contra os quais foram vacinadas, reforçando assim, a imunidade das aves.

A tecnologia de vacinação in ovo oferece 5 fatores críticos de sucesso que dão suporte à resposta eficaz e ajudam na obtenção dos benefícios com os investimentos em vacinas:

  • Localização adaptável do ovo;
  • Penetração consistente da casca;
  • Saneamento completo;
  • Local preciso da injeção;
  • Manutenção da integridade da vacina.

A vacinação in ovo vem crescendo consideravelmente, pois oferece eficiência no processo de vacinação, com eficácia na vacina aplicada, além de preservar a integridade do embrião. Assim, no geral, ela auxilia na imunidade dos pintinhos frente aos desafios promovidos pelas diversas doenças em aves.

Fonte: Adaptado Avisite, 2024. Disponível em: https://www.avisite.com.br/vacinacao-in-ovo-ajuda-a-reduzir-em-ate-10-o-custo-nas-granjas/#gsc.tab=0

Adaptado Poultry World, 2024. Disponível em: https://www.poultryworld.net/health-nutrition/health/in-ovo-vaccination-assists-earlier-more-robust-immune-response-in-chicks/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Ao continuar a usar nosso site, você está concordando com o nosso uso de “cookies”. Para saber mais, por favor, veja a nossa Política de Privacidade.