O ovo é um alimento que apresenta uma composição rica em vitaminas, minerais, ácidos graxos e proteínas. Entretanto, ao considerar o crescimento da indústria de ovos em diversos países, no Brasil em particular, é necessário obter informações sobre vários fatores estressantes que podem afetar negativamente o bem-estar das galinhas e consequentemente, a produção de ovos.
Os fatores a seguir produzem efeitos negativos na produção avícola e podem ser classificados em:
- Estresse Fisiológico: alta produção de ovos, alta taxa de crescimento, envelhecimento;
- Estresse Ambiental: temperatura, amônia e poeira;
- Estresse Tecnológico: transferência de pintinhos, descarte;
- Estresse Nutricional: micotoxinas e oxidação lipídica;
- Fatores Diversos: desafios de doenças, vacinação e disbiose.
Dessa forma, os antioxidantes vêm recebendo atenção na tentativa de lidar com os problemas acima citados, a fim de propiciar o aumento do bem-estar das aves e prezar por produtos finais de qualidade.
Os antioxidantes são substâncias que reagem com compostos livres formando produtos inativos capazes de retardar ou impedir processos que comprometam a qualidade interna do ovo. Para um melhor entendimento sobre este assunto, Peter Surai, Professor e Colaborador da empresa Vitagene and Health Research Centre localizada no Reino Unido, se referiu aos antioxidantes como uma equipe que atua em defesa do organismo, nomeada de “sistema de defesa antioxidante”. Peter ainda exemplificou a questão dos antioxidantes citando que a vitamina E é considerada como principal antioxidante da membrana biológica, funcionando como um “quartel general”, em seguida, os carotenóides fazem as “atividades de comunicação”, os flavonoides poderiam ser chamados de “polícia antioxidante”, a vitamina C como “forças especiais” e o selênio, como parte integrante das 25 selenoproteínas no corpo do animal, poderia ser chamado de “o principal chefe executivo da defesa antioxidante”. Desta forma, cada componente tem seu papel primordial na defesa antioxidante do organismo, porém é importante que haja uma boa interação entre eles para que seu efeito neutralize os compostos que comprometem a qualidade final dos ovos.
Assim, grande atenção tem sido dada na utilização do selênio dentro da produção avícola, buscando formas de suplementar este micromineral em nível máximo de precisão, pois uma dose ótima mostrou ser eficaz para uma produção de ovos de qualidade.
Pesquisas recentes indicaram claramente que o selênio tem uma gama de propriedades promotoras de saúde. Desta forma, quando se fala em produção de ovos enriquecidos com selênio, deve-se notar que o investimento para a produção deste ovo seria pago pela melhoria da produção de ovos e consequentemente da sua qualidade. Sendo assim, um rótulo que contenha informação sobre “enriquecido com selênio” poderia vir gratuitamente, dando a oportunidade de criar novas marcas com opções relacionadas à melhoria da saúde dos animais e também da população em geral.
De maneira geral, a produção de ovos está associada a uma série de agentes estressantes que são responsáveis pela diminuição de desempenho produtivo e comprometimento do estado de saúde das aves. Assim, os antioxidantes dietéticos estão entre os principais meios nutricionais para lidar com estes fatores. O selênio, como executivo-chefe da rede de defesa antioxidante, quando fornecido em dosagem ideal, pode ajudar a melhorar a capacidade adaptativa das aves aos agentes estressores comumente observados na indústria de ovos.
Entretanto, a Iniciativa MIRA Poedeiras gostaria de lembrar que o estresse ao qual as aves são submetidas na avicultura de postura não pode apenas ser tratado com uma nutrição adequada, mas também deve-se incorporar outros fatores na cadeia produtiva ao longo do tempo, como retirada das aves das gaiolas, fornecimento de maior espaço, ninhos, enriquecimento ambiental, água de qualidade, conforto térmico, cuidados com a debicagem, não adoção da muda forçada, entre outros. A adoção dessas boas práticas também refletirão em uma produção de ovos de qualidade e mais ética aos animais e seres humanos.
Fonte: Adaptado de Avinews. 2023. Disponível em: https://avinews.com/pt-br/download/avinews_2TRI_2023_antioxidante.pdf