Segundo uma nova pesquisa, realizada pela empresa britânica agrícola Oxcel, em colaboração com o Colégio Rural da Escócia e o Agri-Tech Centre do Reino Unido. Desta forma, foi testado o emprego de um sistema de nanobolhas que transforma a água potável comum em uma água enriquecida com oxigênio. Esta tecnologia envolve a geração de bolhas de gás muito pequenas na água, o que aumenta a absorção de oxigênio e outros nutrientes, além de melhorar a higiene da água. A quantidade de oxigênio é, portanto, quadruplicada.
Os testes de validação mostraram que a água potável enriquecida reduziu as queimaduras de patas e melhorou a condição das penas, além de atuar positivamente na saúde intestinal das aves.
Alex Leigh, diretor executivo da Oxcel, afirmou que a tecnologia ajuda a impulsionar a transição para uma produção mais sustentável nos setores intensivos, além de apoiar a criação de animais mais saudáveis. Com uma tecnologia fácil de usar, que se adapta às configurações existentes, é possível acelerar a transição para uma agricultura mais eficiente e sustentável.
Fonte: Adaptado Poultry World, 2025. Disponível em: https://www.poultryworld.net/health-nutrition/health/nano-oxygen-enhanced-water-technology-can-boost-poultry-production/