Uso de IoTs (Internet das coisas) na produção de dados em tempo real para produtores de frangos de corte 

A introdução de novas tecnologias tem sido constante dentro do setor avícola, fazendo com que os  produtores possam, por meio desta coleta de dados, tomar decisões em tempo real e mais assertivas, resultando em melhorias na rentabilidade, saúde  e  bem-estar dos animais e colaboradores, além de tornar o sistema mais sustentável e atender as exigências propostas pelo mercado.

Dessa forma, surgiu a tecnologia que utiliza a Internet das Coisas (IoT).  A IoT tem como princípio, a utilização de dados coletados por sensores, softwares e outras tecnologias instalados nas granjas que fornecem o entendimento prático aos produtores sobre as condições de saúde, bem-estar, lucratividade e o desempenho dos frangos de corte. Nesse caso, os dados coletados na granja são inseridos em modelos preditivos que utilizam aprendizado de máquina e algoritmos. 

Seu funcionamento é simples. O sistema é sem fio e utiliza uma comunicação com outras redes, enviando os dados coletados em tempo real, por sensores distribuídos estrategicamente pelo aviário para uma plataforma analítica com base em uma nuvem de armazenamento. Essa base de dados então poderá ser interpretada pelos produtores e/ou profissionais do setor avícola. O resultado desta análise, permite que os produtores tomem decisões mais assertivas em suas granjas. Depois que os dados são enviados para a nuvem, as variações nos dados são destacadas e podem ser enviadas para um telefone, tablet ou laptop designado. O sistema é customizável e pode ser projetado para coletar qualquer tipo ou quantidade de dados selecionados pelo produtor.

Segundo Alan Beynon, diretor executivo da SenseHub Poultry, pertencente à MSD Saúde Animal, localizada nos Estados Unidos, os dados analisados ​​são exibidos de forma a facilitarem com que os produtores fiquem bem informados sobre os processos dentro de sua granja. Os resultados podem ajudar os produtores a tomarem decisões como: adequar/corrigir a pressão do ar, umidade relativa, temperatura, níveis de CO2, bem como acompanhar o peso das aves e consumo de água.  Além disso, com um sistema separado para cada aviário, os produtores podem também comparar resultados entre lotes. 

De acordo com Beynon, os gráficos gerados por esta ferramenta, permitem a rápida identificação de flutuações no desempenho das aves, dando aos produtores tempo para resolver possíveis problemas de saúde antes que tenham um grande impacto no lote. Beynon, completa ainda que, esta tecnologia reduz a quantidade de entrada manual de dados e elimina a possibilidade de erro humano durante a coleta de informações, além de reduzir a necessidade de visitas não essenciais às granjas, o que pode ser particularmente útil para a biosseguridade do lote.

Desta forma, a utilização de tecnologia na avicultura tem sido de grande relevância, pois permite aos produtores enxergarem as informações de forma detalhada, sendo primordial para a identificação dos problemas, a busca rápida de soluções e consequentemente o aumento no bem-estar, saúde e produção de frangos. Entretanto, é preciso ressaltar que o olhar dos colaboradores e produtores não devem ser voltados apenas à tecnologia, mas que estes também tenham tempo de se dedicarem à observação das aves dentro das granjas, acompanhar a expressão comportamental dos animais, o funcionamento de equipamentos, entre outros.

A tecnologia deve ser utilizada como uma ferramenta complementar na melhoria de processos e do bem-estar dos animais e não como único recurso a ser implementado em uma granja de criação de frangos de corte. O olhar das pessoas sobre os animais deve ser mantido e preservado, numa convivência que inspire respeito entre os animais e seres humanos!

Fonte: Adaptado em Watt Poultry, 2024. Disponível em: https://www.wattagnet.com/poultry-future/poultry-tech-summit-news/article/15662520/iot-can-help-produce-realtime-data-for-poultry-producers

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Ao continuar a usar nosso site, você está concordando com o nosso uso de “cookies”. Para saber mais, por favor, veja a nossa Política de Privacidade.