A busca por melhoria na qualidade de vida dos animais tem proporcionado a união de iniciativas setoriais no apoio à produção sustentável, ética, social, científica e economicamente responsável. A IPWA (International Poultry Welfare Alliance) é um comitê que se dedica de forma global e independente na promoção do bem-estar das aves em todo o mundo por meio da educação continuada e de parcerias estratégicas. Ao alavancar tecnologia e colaboração, o comitê garante que profissionais da indústria, instituições acadêmicas e estudantes tenham acesso a treinamentos de alta qualidade alinhados aos padrões modernos de bem-estar na avicultura.
O objetivo geral do projeto é o desenvolvimento de módulos de treinamento aprofundados sobre bem-estar na avicultura, oferecendo oportunidades de aprendizado para profissionais da indústria, instituições de ensino e estudantes. Os módulos simulam condições reais em todas as etapas da cadeia avícola sobre bem-estar das aves.
Esses módulos de treinamento também são abrangentes e estão alinhados aos indicadores-chave de bem-estar (Key Welfare Indicators – KWI) desenvolvidos pelo comitê de saúde e bem-estar avícola. Estes indicadores são disponíveis de forma gratuita e permitem que os profissionais avaliem as condições de bem-estar com uma abordagem científica e baseada em dados, aprimorando a tomada de decisões e promovendo as boas práticas de manejo.
Para desenvolver esses módulos, a IPWA colaborou com o Centro de Otimização de Avicultura (COOP) da Universidade Estadual de Fresno, nos Estados Unidos.
O treinamento realizado pelo IPWA, permitiu que os participantes se envolvessem com as aplicações reais de conceitos de bem-estar por meio de uma experiência de realidade estendida (extended reality experiences – XR), que permitiu com que os participantes visualizam as condições realistas de uma granja de criação de aves, com representações em 3D. Ao integrar esta nova tecnologia, a IPWA atua fomentando uma nova era na educação em bem-estar da avicultura, com ênfase na aprendizagem experiencial e na aplicação prática. Baseado no sucesso do primeiro treinamento, uma segunda sessão do projeto foi realizada no evento VIV Ásia, na Tailândia.
Projetos como estes são importantes, pois a indústria avícola vive um momento crucial, em que tecnologia, pesquisa e colaboração estão moldando o futuro do bem-estar animal. Ao adotar esses avanços, os profissionais do setor podem garantir práticas de bem-estar avícola éticas, sustentáveis e cientificamente embasadas.
Fonte: Adaptada de Poultry World, 2025. Disponível em: https://www.poultryworld.net/the-industrymarkets/market-trends-analysis-the-industrymarkets-2/improving-biosecurity-with-extended-reality-poultry-welfare-training/