Sistemas silvipastoris oferecem benefícios para a saúde das aves

O sistema silvipastoril consiste em uma prática agroflorestal que integra a produção animal, a produção de forragem e a silvicultura (cultivo de árvores nas florestas) de baixa densidade de uma forma mutuamente benéfica, apresentando alto potencial para recuperar áreas degradadas e promover a sustentabilidade. As árvores trazem inúmeros benefícios para a atividade animal e o meio ambiente, como a conservação do solo, da água, conforto térmico aos animais e um ambiente mais próximo do natural, além da melhoria da qualidade da forragem. Contudo, este sistema requer planejamento e corretas decisões de manejo.

Desta forma, um estudo desenvolvido na Universidade da Virginia Tech, localizada nos Estados Unidos, analisou como o sistema silvipastoril poderia aumentar a sustentabilidade da produção avícola e, ao mesmo tempo, melhorar a saúde das aves. A pesquisadora Dra. Leonia Jacobs definiu o sistema como uma integração entre a ave, a forragem e as árvores e a sustentabilidade do meio ambiente. Jacobs e os demais colaboradores monitoraram os grupos de aves em pastagens abertas comparado-os com sistemas silvipastoril, com diferentes quantidades de cobertura arbórea. Os pesquisadores descobriram que, no geral, quando as aves foram mantidas em um sistema silvipastoril, passavam mais tempo ao ar livre que as aves em pastagens abertas, ou seja, cerca de 15% das aves se mantinham no sistema silvipastoril e estavam ao ar livre em qualquer momento, em comparação com 9% em áreas abertas. No entanto, Jacobs acrescentou que a idade, a hora do dia e a temperatura tiveram impactos significativos no número de aves ao ar livre quando comparado ao tipo de pasto, sugerindo que pode ser importante ajustar esse sistema com a adição de maior cobertura verde e dessa forma, estimular mais as aves a saírem. Os pesquisadores ainda encontraram menores ocorrências de dermatite e lesões nas regiões plantares das aves criadas em sistemas silvipastoris.

Aproveitando a importância que este sistema traz para a saúde das aves, em um estudo piloto separado, Jacobs e seus colaboradores também discutiram como o uso de vegetação lenhosa poderia ajudar a prevenir a propagação da Influenza Aviária Altamente Patogênica em aves selvagens. Verificou-se  que pastagens abertas, especialmente com grama curta, havia mais aves selvagens presentes, principalmente aves aquáticas que preferem pousar em grandes campos abertos e tendem a se locomover em grandes grupos. As aves aquáticas também preferiram manter-se em local com grama curta e evitaram a cobertura lenhosa para escapar de predadores. Sendo assim, utilizar um sistema silvipastoril com vegetação lenhosa pode ajudar a evitar que as aves selvagens pousem nos pastos.

Portanto, o sistema silvipastoril pode ser uma oportunidade de criação animal mais sustentável, além de melhorar o bem-estar das aves, permitir melhor conservação do solo, fornecer sombra e um bom forrageamento da área.

Fonte: Adaptado Watt Poultry, 2024. Disponível em: https://www.wattagnet.com/sustainability/article/15709177/silvopasture-systems-offer-benefits-for-poultry-health

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe: