Sistemas de Criação

Sistema Gaiolas em Bateria​

As galinhas criadas no sistema de gaiolas em bateria na indústria de ovos são confinadas em gaiolas e recebem alimentação com ração à base de insumos como milho e soja transgênicos. É relatado baixo grau de bem-estar animal nesse sistema, por impedir que as galinhas realizem comportamentos naturais. ¹ ⁻ ²

Sistema Livres de Gaiolas

As galinhas criadas livres de gaiolas, também conhecidas como cage-free, são aquelas que podem ter acesso a ninhos e poleiros, e recebem uma alimentação balanceada. Vivem em um sistema de confinamento (galpões), mas que permite às aves expressarem seu comportamento natural, com espaço para ciscar, por exemplo. ²

Sistema Caipira e Orgânico​​

Galinhas caipiras são criadas em ambientes fechados com acesso a pasto e alimentadas com folhas verdes e milho, resultando em gemas mais alaranjadas. Segundo a norma ABNT NBR 16437 de 2016, ovos caipiras podem ser de galinhas não caipiras, desde que tenham acesso a pasto. Galinhas que produzem ovos orgânicos são alimentadas sem agrotóxicos ou transgênicos, sem antibióticos, e a criação deve respeitar o meio ambiente. O sistema orgânico é regulamentado pela Lei Nº 10.831/2003 e a Portaria Nº 52 de 2021.

Lembrando que é necessário registrar a sua granja para poder comercializar os ovos legalmente. Para saber como:​

Sistema Convencional e semi-climatizado

Ambos os sistemas são caracterizados pelo alojamento de aves de rápido crescimento em galpões com as laterais abertas (janelas), protegidas por telas e cortinas amarelas ou azuis (cores mais comuns). Estas instalações também são conhecidas como galpões de pressão positiva. No sistema convencional, faz-se uso de ventilação natural e luz natural+artifical por meio do manejo das cortinas.

No sistema semi-climatizado, além dos itens acima citados, pode-se incluir a ventilação artificial por meio do uso de ventiladores de pressão positiva e inclusão de um sistema de resfriamento evaporativo (aspersores / nebulizadores).

Sistema Climatizado

Frangos de corte de crescimento rápido são criados em galpões totalmente fechados, com ventiladores ou exaustores e sistemas de resfriamento evaporativo. Essas instalações usam luz artificial e têm uma densidade maior de aves. Os galpões são classificados pela cor das cortinas: blue house, yellow house, green house, ou dark house, sendo o dark house o mais comum.

Sistema Alternativo

Frangos de corte podem ser criados em sistemas caipiras ou orgânicos, utilizando linhagens específicas de crescimento lento. A criação de frangos caipiras é regida pela ABNT NBR 16389/2015, que define os requisitos para produção em sistemas semi-extensivos com acesso ao ambiente externo. Os frangos orgânicos devem seguir normas específicas de alimentação e uso de medicamentos, conforme a Lei Nº 10.831/2003, o Decreto Nº 6.323/07 e a Portaria 52/2021, incluindo anexos sobre substâncias autorizadas para higienização, tratamento de enfermidades e alimentação em sistemas orgânicos.

Ao continuar a usar nosso site, você está concordando com o nosso uso de “cookies”. Para saber mais, por favor, veja a nossa Política de Privacidade.