A preocupação dos consumidores em relação a forma como os animais são tratados, as condições de bem-estar destes animais, a segurança alimentar e a sustentabilidade são assuntos em constante crescimento.
Desta forma, o Animal Justice, uma organização sem fins lucrativos, localizada no Canadá, têm dialogado com os supermercados para fazer uma melhor indicação aos consumidores sobre a produção de ovos com e sem gaiolas, não apenas nas próprias caixas de ovos, mas também nas prateleiras onde esses produtos se encontram.
A motivação por trás disso é que, se os consumidores visualizarem um rótulo no qual exista uma comparação entre esses diferentes tipos de sistemas, a decisão de compra deste consumidor será influenciada e portanto, mais pessoas poderão comprar os ovos livres de gaiolas em vez dos convencionais/aves em gaiolas.
Seguindo essa tendência, a rede Dollar Tree, com lojas situadas tanto nos Estados Unidos como no Canadá, em 2023, concluiu uma primeira fase de seu teste referente à venda de ovos livres de gaiolas, no qual utilizou rótulos em suas 63 lojas para ajudar os consumidores a identificar quais ovos eram provenientes de galinhas livres de gaiolas ou de galinhas em gaiolas. Embora não tenha fornecido detalhes sobre como obteve os resultados deste experimento, a Dollar Tree relatou que o resultado foi positivo e, com base nas vendas e no interesse de seus clientes, iria expandir essa ação para centenas de lojas em 2024.
Outra situação semelhante ocorreu no mês de abril de 2023, no qual a Procuradora Geral do Estado de Michigan, Dana Nessel, enviou uma carta ao CEO (chefe do escritório executivo) da rede de supermercados Kroger Company, informando que a empresa deveria adicionar rótulos indicando ovos obtidos de aves mantidas em gaiolas e livres de gaiolas em suas lojas.
A carta foi enviada depois que um relatório chamado “Reprimindo Kroger”, que foi escrito pelo Chefe de Divisão do Escritório de Nessel, Jason Evans, o qual mostrou que a maioria dos consumidores estão confusos sobre quais ovos são de cada tipo de sistema, de acordo com um estudo realizado pela empresa de pesquisa, a Data for Progress, em fevereiro de 2023.
Na carta, Evans diz que os consumidores da Kroger estão sendo induzidos a comprar ovos de galinhas em gaiolas pensando que são ovos de galinhas livres, especificamente porque os rótulos dos produtos como das empresas “Farm Fresh” e “Grade A” estão confusos. O relatório ainda contém informações de que estes termos não têm qualquer significado quando se trata da forma como as galinhas são realmente criadas. Pesquisas com clientes da Kroger incluídas neste relatório concluíram o fato de que havia “tanto incerteza quanto percepções errôneas em torno do significado dos rótulos”. Como resultado, o relatório pede à Kroger que adicione rotulagem clara em suas lojas para ajudar os consumidores a compreenderem quais são os ovos obtidos de aves livres de gaiolas.
Após a publicação do relatório, Nessel acrescentou que os consumidores que frequentam os supermercados deveriam poder confiar na publicidade e que os comerciantes deveriam ser transparentes em seu marketing.
Em resposta à situação, um porta-voz da Kroger declarou que “A Kroger Company de Michigan cumpre todas as regulamentações estaduais atuais relativas à venda de ovos. Todos os produtos da família de empresas Kroger são claramente marcados e rotulados para que seus clientes possam identificar prontamente nossa seleção de produtos. A Kroger está certa de que todos os seus ovos estão devidamente rotulados”. Só porque um consumidor não sabe o que significa um rótulo de produto como “Grade A”, não significa que Kroger esteja errado. Eu recomendo fortemente que os consumidores façam suas próprias pesquisas sobre todos os alimentos que consomem, não apenas os ovos, e decidam o que melhor atenderá às suas necessidades.
Dentro de um ano, a rotulagem nem mesmo será importante para os residentes de Michigan porque a Lei Estadual de Sistemas Livres de Gaiolas entrará em vigor em janeiro de 2025, tornando os ovos obtidos de aves livres de gaiolas a única opção de compra para os consumidores.
Essa tendência está clara que ocorre na América do Norte, mas o Brasil também pode ser um dos pioneiros na transição de sistemas! Não perca em fevereiro nosso evento com lançamento de uma Cartilha de transição de sistemas! Fique atento às nossas redes sociais para participar desse dia tão importante para a Iniciativa MIRA Poedeiras. Até lá!
Fonte: Adaptado de Watt Poultry, 2024. Disponível em: https://www.wattagnet.com/egg/blog/15661986/can-a-caged-cagefree-sign-influence-the-egg-consumer