Resíduos de maçã como ingrediente alternativo para ração de frangos de corte

Como um subproduto das indústrias de processamento de suco de maçã, o bagaço contém vários compostos nutricionalmente importantes, como carboidratos, compostos fenólicos, fibras alimentares e minerais, e seu uso na alimentação de aves seria uma alternativa sustentável.

Resíduos de maçã podem ser usados em dietas de frangos de corte e podem trazer benefícios à saúde, de acordo com os resultados de um estudo realizado nos Estados Unidos. Estes resíduos têm potencial para fornecer aos frangos de corte uma série de benefícios, como a melhora na saúde intestinal.

A pesquisa inicial utilizou o produto residual da maçã após extração do suco e a polpa de maçãs Empire injetadas no líquido amniótico de embriões de galinha em desenvolvimento.

Após a eclosão das aves, foram coletadas amostras para análise e os pesquisadores sugeriram que a introdução de suco de maçã e bagaço no ovo poderia aumentar o transporte de aminoácidos do pintainho, melhorar a biodisponibilidade de ferro, aumentar a população microbiana no intestino grosso da ave e apoiar o crescimento de bactérias intestinais potencialmente benéficas.

Fonte de resíduos utilizáveis

A produção de maçã em todo o mundo está prevista para continuar crescendo e segundo números da Organização para Alimentação e Agricultura, 93 milhões de toneladas métricas (MT) de maçãs foram produzidas globalmente e nem todas são consumidas diretamente.

Nos EUA, por exemplo, 35% das maçãs são processadas, sendo a maior parte usada para suco. A extração do suco tem aproximadamente 75% de eficiência, o que significa que entre  25 e 30% da fruta é atualmente desperdiçada. De acordo com a Apple Association (EUA), quase 175.350 toneladas métricas de bagaço de maçã são produzidas anualmente e normalmente enviadas para aterros sanitários.

Embora os EUA seja um grande produtor de maçã, sua produção é menor que a da China, que, em 2021, ficou em quase 46 milhões de toneladas, ou 10 vezes a produção dos EUA.

O professor Elad Tako da  Faculdade de Ciências da Vida de Cornell e coautor do artigo que detalha a pesquisa, aponta que as maçãs possuem compostos bioativos, como fitoquímicos e prebióticos, que podem ajudar na saúde intestinal e no microbioma intestinal. Embora o bagaço seja normalmente tratado como resíduo industrial, caso possa ser adicionado às dietas de frangos de corte, poderia trazer benefícios à produtividade e saúde das aves.

Fonte:

  • Adaptado de Mark Clements. Revista WATT Poultry International. 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Ao continuar a usar nosso site, você está concordando com o nosso uso de “cookies”. Para saber mais, por favor, veja a nossa Política de Privacidade.