Relatório indica avanço dos compromissos de empresas em relação ao uso de sistemas livres de gaiolas

Segundo o mais recente relatório disponibilizado pela Open Wing Alliance (OWA), uma coalizão global que trabalha em prol das galinhas livres de gaiolas, existente desde 2016 com mais de 80 organizações espalhadas em seis continentes e 63 países, a maioria das empresas está cumprindo com seus compromissos em relação a investimentos em sistemas de criação de galinhas que não utilizam gaiolas.

Até o momento, mais de 2.300 empresas alimentícias haviam anunciado compromissos com ovos de galinhas livres de gaiolas e até abril de 2021, 85% dos compromissos com prazos até 2020 ou anteriores já haviam sido cumpridos.

Em abril de 2022, das 1.112 empresas, 88% (982 empresas) dos compromissos assumidos até 2021 ou anteriores também já haviam sido cumpridos, 4% (39 empresas) ainda estavam trabalhando para atingir suas metas e 8% (91 empresas) não atualizaram o status de seu compromisso.

Os dados indicam que há um aumento global e significativo, tanto de aderência dos compromissos quanto de cumprimento das metas estabelecidas pelas empresas em relação ao não uso de gaiolas e, consequentemente, comprometimento com bem-estar das aves. Em 2015 havia apenas 250 empresas relatando seus compromissos com ovos de galinhas livres de gaiola e em 2021 foram mais de 1000 empresas informando a conclusão de sua transição. 

O relatório dividiu o número de compromissos de acordo com sete categorias da indústria alimentícia: distribuidores, serviços de alimentação e refeições, hotelaria, fabricante, produtor, restaurantes e varejistas. Dentre os setores com maior percentual no alcance de suas metas estão os fabricantes (92%), varejistas (90%) e restaurantes (88%).

De maneira geral, todos os ramos alimentícios estão cumprindo com seus compromissos, sendo possível que o número de comprometimentos e cumprimento dos mesmos aumente consideravelmente, pois o prazo estabelecido de transição estende-se até 2025.

As empresas que não utilizam os ovos de galinhas livres de gaiolas são aquelas que não estão aderindo a nenhum compromisso ou que não cumpriram seus compromissos. Entretanto, essas empresas tendem a se tornar minoria e poderão futuramente  perder seu mercado, à medida que há um aumento do número de indústrias comprometidas com o não uso de gaiolas, bem como o crescimento de consumidores cientes e preocupados com o bem-estar das aves.

Fontes:

WATT Poultry, por Meredith Johnson (Maio, 2022)

Open Wing Alliance (OWA). Cage-free Egg Fulfillment Report 2022

Chicken Watch 2022. https://chickenwatch.org/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Ao continuar a usar nosso site, você está concordando com o nosso uso de “cookies”. Para saber mais, por favor, veja a nossa Política de Privacidade.