Relação entre a avaliação de carcaça e o bem-estar das aves

Embora alguns progressos tenham ocorrido no manejo de frangos de corte, ainda é possível lidar com certos desafios no bem-estar, como doenças, especialmente as intestinais, problemas respiratórios, perda de integridade da pele e agentes estressores como calor e transporte. Caso estes itens não sejam detectados e resolvidos, além de diminuir o grau de bem-estar das aves, incluirão sérios problemas em toda a cadeia de produção.

Os frangos de corte que apresentam problemas de saúde ou estresse são menos eficientes e podem gerar uma carcaça de baixa qualidade. Sendo assim, é preciso monitorar a qualidade dos animais desde a criação no galpão até a planta frigorífica, garantindo que as normas de bem-estar estejam em vigor durante toda a vida das aves. Não basta somente identificar lesões na carcaça por meio de câmeras e sensores, pois esses dispositivos não podem fornecer uma imagem completa para conectar a saúde e o bem-estar pré-mortem com a qualidade da carcaça pós-mortem. É necessário adotar uma abordagem para saber por que a lesão ocorreu e identificar o momento específico dentro do período de produção que a causou. Essas informações permitem estabelecer próximas etapas acionáveis, melhorando os processos e resultados a serem obtidos.

Baseado neste contexto, foi desenvolvido uma ferramenta que avalia as pontuações das lesões e estima o impacto que estas podem causar dentro da produção avícola. Esta ferramenta denominada de Zinpro PCT, analisa tanto lesões externas e internas para descobrir como e onde aconteceram e, portanto, determinar uma estratégia como solução. 

Com os dados coletados na planta de processamento, será possível trabalhar em questões personalizadas para reduzir a incidência de lesões, promover o bem-estar das aves e melhorar seu desempenho.

Os produtores e processadoras poderão identificar problemas logísticos que estão levando ao aumento da prevalência de lesões, como períodos prolongados de retirada de ração, desidratação ou lacunas nutricionais, problemas de transporte, estresse por calor, técnicas de coletas ineficientes ou inadequadas. Essa ferramenta também poderá ajudar na sustentabilidade, porque diminuirá o número de lesões, resultando em menos condenações de carcaças de aves, menor uso mais eficiente de recursos como água, eletricidade e mão de obra.

Assim, a tecnologia e inovações são importantes para evitar possíveis problemas que possam ocorrer, a fim de tomar as decisões mais assertivas em relação ao bem-estar das aves.

Fonte: Adaptado Poultry World, 2025. Disponível em: https://www.poultryworld.net/specials/poultry-carcass-tool-helps-to-advance-bird-welfare/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe: