Qualidade ética se aplica ao OVO?

O ovo é um alimento essencial e nutricionalmente rico, presente na dieta diária dos brasileiros. Apesar de não ser uma novidade no mercado, o ovo e seus derivados vêm conquistando novos nichos tais como, a indústria alimentícia, as redes de fastfood e o mundo
fitness. A mudança das práticas de criação animal brasileira visando altos padrões de bem-estar das galinhas de postura já é uma realidade. Há um aumento progressivo no surgimento de consumidores que se importam com a qualidade ética e a sustentabilidade da produção de produtos de origem animal, como os ovos.

O modelo tradicional de produção de aves em gaiolas confinadas tem sido substituído por criações alternativas de aves livres de gaiola conhecidas como cage free. Este sistema de criação visa um produto final eticamente correto pois, dispensa qualquer tipo de confinamento em gaiolas, o qual é abominado por muitos. Nele, as galinhas de postura conseguem expressar seus comportamentos naturais que são muito importantes para a espécie (por exemplo, o banho de poeira, a autolimpeza, esticar as asas e forragear), elevando assim o grau de bem-estar animal.

Seguindo a linha da sustentabilidade e atendendo às demandas por qualidade ética, várias empresas brasileiras e multinacionais do ramo alimentício, vêm se comprometendo em aderir o uso apenas de ovos provenientes de galinhas livres de gaiolas até 2025, impulsionando o mercado cage free. Na França, por exemplo, a venda de ovos produzidos por aves do sistema tradicional será proibida a partir de 2022 (Certified Humane Brasil, 2018).

Atualmente, um fator limitante na hora da compra do produto livre de gaiola é o alto valor que chega ao consumidor se comparado àqueles oriundos do sistema de criação tradicional. No Brasil, apesar de lenta, a procura nas prateleiras dos supermercados por ovos
com qualidade ética tem aumentando em relação a um passado recente. É notável que eles estão mais acessíveis e, embalagens com selos de criação de galinhas livres de gaiola são mais comumente avistadas. Este cenário demonstra o real crescimento da demanda por ovos produzidos sob sistemas eticamente responsáveis quanto a agregação do bem-estar animal.

Por: Aluno de Iniciação Científica : Alessandra da Rosa

SILVA, Iran José Oliveira da. Sistemas de produção de galinhas poedeiras no Brasil. 2019.Disponível no Link.
Acesso em: 26 jul. 2021.

BRASIL, Certified Humane. Cage-free: produção de galinhas criadas sem gaiolas respeita o bem-estar animal. 2018. Disponível no Link. Acesso em: 26 jul. 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Ao continuar a usar nosso site, você está concordando com o nosso uso de “cookies”. Para saber mais, por favor, veja a nossa Política de Privacidade.