Qual a diferença entre ovos caipiras, free-range e convencionais?

Uma dúvida constante é levantada pelos consumidores: qual a diferença entre os tipos de ovos?  

Os ovos são diferentes entre si, pelo sistema de criação ao qual a ave está mantida. Recentemente tem crescido a busca por ovos de galinhas criadas em sistemas alternativos, ou seja, livres de gaiolas. É importante citar que neste sistema, o bem-estar das aves é considerado um fator extremamente relevante, pois as aves podem expressar seus comportamentos naturais, impactando diretamente no seu desempenho. 

Os tipos de ovos são:

Ovos convencionais

Os ovos deste sistema estão disponíveis no mercado e variam em termos de método de criação e condições de alimentação das galinhas. Os ovos de galinhas criadas em gaiolas são produzidos em maior quantidade, com as aves confinadas em espaços reduzidos e alimentadas com ração balanceada. Esse sistema possui menor custo quando comparado com outros sistemas e as galinhas têm acesso limitado de movimento e não tem acesso ao ar livre, o que tem levado a críticas sobre o bem-estar animal. Os ovos produzidos nesse sistema podem ter casca branca ou marrom, dependendo da raça da galinha.

Fonte: Catucci, G1, 2023.

Ovos de galinha caipira

Os ovos caipiras vêm de galinhas que vivem em ambientes ao ar livre, com acesso a áreas onde podem ciscar e buscar por alimentos, como insetos e vegetais, além de também poderem receber ração. Essa criação proporciona uma dieta mais variada e um ambiente mais próximo do natural, o que influencia na qualidade do ovo. Grande parte dos consumidores julgam este sistema como “superior” em relação ao bem-estar das aves. A cor da casca desses ovos é geralmente marrom, mas ovos brancos também podem ser proveniente de galinhas livres de gaiolas, dependendo apenas da linhagem da ave.

Fonte: Catucci, G1, 2023.

Ovos do sistema Free-range

Os ovos produzidos neste sistema também são provenientes de galinhas com acesso ao ar livre, mas de maneira controlada em termos de alimentação e manejo. A principal diferença em relação aos ovos caipiras é que o sistema free-range é voltado para a produção em larga escala, contudo, oferece maior bem-estar às aves comparado ao sistema convencional.

Ovos Orgânicos

Os ovos orgânicos são semelhantes aos free-range em termos de acesso ao ar livre. A alimentação das galinhas é totalmente orgânica. Seguindo normas rigorosas de certificação orgânica. Os ovos são considerados  com maior valor de mercado.

Fonte: Catucci, G1, 2023.

Ovos cage-free

Estes ovos são provenientes de galinhas que são desenvolvidas fora de gaiolas, mas mantidas exclusivamente dentro de galpões. Essas aves têm mais liberdade de movimento quando comparadas a criações convencionais, mas não têm acesso ao ar livre. É uma alternativa intermediária entre os métodos convencionais e os mais próximos aos naturais.

Fonte: Catucci, G1, 2023.

Ovos de codornas

Os ovos de codorna são menores e provenientes de codornas que vivem tanto em sistemas de gaiolas quanto em sistemas do tipo cage-free, em condições semelhantes às das galinhas.

Essas categorias de ovos mostram as diversas práticas de criação e alimentação, oferecendo aos consumidores opções que vão desde métodos mais intensivos e econômicos até sistemas que priorizam o bem-estar das aves e uma alimentação mais natural ou orgânica.

Fonte: Adaptado Agrimídia, 2024. Disponível em: https://www.agrimidia.com.br/ovos/agrimidia-descomplica-qual-a-diferenca-entre-ovos-caipiras-free-range-e-convencionais/

Catucci, A, 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2023/01/28/ovo-caipira-organico-cage-free-saiba-diferenciar-os-tipos-spoiler-nao-e-pela-cor-da-casca.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe: