Quais os fatores que podem causar o amontoamento de galinhas poedeiras? 

O setor avícola vem passando por transformações, que buscam entre elas, aumentar o grau de bem-estar das aves ao mesmo tempo que mantêm a qualidade e a produtividade. Comportamentos considerados anormais ou fora do padrão muitas vezes surgem como resposta a ambientes estressantes ou inadequados. Neste sentido, o amontoamento de galinhas é considerado um deles e pode indicar que o bem-estar dos animais está comprometido. Este comportamento indesejado tem diversas causas que devem ser observadas para minimizar os riscos de ineficiência produtiva, óbito dos animais e perdas econômicas.

A zootecnista e auditora da Certified Humane, Caroline Mazocco, descreve que as galinhas poedeiras possuem um comportamento gregário, de se juntarem em grupos. Isso acontece porque andar em grupos aumenta as chances de sobrevivência, por exemplo, na busca por alimentos, fuga de predadores e enfrentamento de desafios do ambiente. Muitas vezes, os indivíduos mais jovens imitam o comportamento das aves mais experientes para a escolha de lugares para pôr seus ovos, empoleirar-se e se alimentar. Assim, o instinto de proteção faz com que elas se amontoem. Essa expressão comportamental natural pode levar ao amontoamento recorrente e a tendência é que se repita. Essa aglomeração muitas vezes não tem uma causa ou motivo aparente, por isso os avicultores devem ficar atentos.

Outro comportamento considerado indesejado, é o amontoamento por histeria. Ele é praticamente imprevisível e ocorre devido a um susto nas aves, causado por qualquer mudança brusca no ambiente. Alguns exemplos podem ser visitas inesperadas, focos de luz, barulhos e eventos que interfiram na rotina das aves. O problema é que o resultado desse agrupamento, muitas vezes leva as aves à asfixia e morte.

O amontoamento nos ninhos também pode ser observado. Embora ocorra nas fases iniciais da postura, este comportamento ocorre quando muitas aves procuram o mesmo local do galpão, como os cantos e assim ocorre o amontoamento. Isso se deve, quando as aves mais jovens ainda não têm confiança para escolher seu próprio ninho e se agrupam com outras. A temperatura também pode levar ao amontoamento de aves, pois em uma situação de frio ou calor, elas se aglomeram em áreas com a temperatura mais agradável, ficando todas muito juntas. O ideal é que a temperatura seja uniforme.

A iluminação inadequada também pode interferir no comportamento das aves. A intensidade luminosa recomendada deve permitir a inspeção das aves, além de assegurar que não haja pontos mais escuros ou sombreados no qual elas possam procurar para efetuar a postura na cama e, consequentemente, também se amontoarem. Considerando os conceitos de bem-estar animal e da fisiologia circadiana das aves, a iluminação natural favorece a mesma rotina para todas as aves, bem como o comportamento de empoleiramento, evitando aglomerações.

A falta de estímulos no ambiente pode levar ao comportamento de amontoamento, pois neste caso, quando houver ações repentinas e inesperadas, pode ser desencadeada histeria e outros distúrbios comportamentais. O fornecimento de recursos como comedouros, bebedouros e caixas-ninho e até mesmo a disponibilidade de quantidades adicionais desses recursos podem auxiliar a reduzir o comportamento de amontoamento. 

Materiais como areia, maravalha, casca de arroz e aveia e palhada de corte longo podem incentivar banhos de poeira. Além disso, a disponibilidade de pedras ou blocos de poliestireno, dispositivos com cordas ou miçangas penduradas podem auxiliar na expressão do comportamento de bicar. Poleiros e plataformas elevadas também são usados para oferecer a possibilidade dos animais explorarem o local e se exercitarem.

Desta forma, o amontoamento de galinhas requer atenção constante, já que pode ser difícil detectar quando esse problema está prestes a ocorrer. Assim, a implementação de práticas de manejo que previnam o amontoamento exige além de tempo e esforço, também mudanças na rotina, que podem ser benéficas para minimizar o amontoamento de galinhas.

Fonte: Adaptado da Certified Humane Brasil, 2024. Disponível em:  https://certifiedhumanebrasil.org/conheca-os-fatores-que-levam-ao-amontoamento-de-galinhas-para-poder-evita-los/?utm_campaign=conheca_os_fatores_que_levam_ao_amontoamento_de_galinhas_para_poder_evita-los&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Ao continuar a usar nosso site, você está concordando com o nosso uso de “cookies”. Para saber mais, por favor, veja a nossa Política de Privacidade.