Com a crescente pressão para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, melhorar a eficiência dos recursos e demonstrar credenciais ambientais transparentes, os atuais sistemas produtivos precisam desenvolver e adotar estratégias e ferramentas eficazes para atender às demandas regulatórias e de mercado.
A pegada de carbono da produção de ovos é influenciada por diversos fatores, desde a formulação da ração ao alojamento, passando pelo uso de energia, o manejo das excretas e transporte. A ração normalmente representa a maior parte das emissões. Assim, a nutrição das aves desempenha um papel fundamental na sustentabilidade.
Entretanto, a sustentabilidade é mais do que apenas reduzir emissões, mas trata-se de equilibrar a responsabilidade ambiental com a saúde, o bem-estar animal e o desempenho das aves. Sendo assim, é cada vez mais importante mensurar, monitorar e gerenciar os impactos ambientais na produção de ovos. Dessa forma, uma das inovações que podem auxiliar na caminhada rumo à sustentabilidade foi desenvolvida por uma empresa:
- O MyEggPrint: esta ferramenta online oferece uma abordagem para medir a pegada de carbono da produção de ovos em toda a propriedade. Ao inserir dados operacionais, os produtores recebem respostas práticas sobre pontos críticos de emissão e oportunidades de melhoria. O MyEggPrint capacita os produtores a tomar decisões baseadas em dados que aprimoram a sustentabilidade, mantendo a eficiência do negócio.
Os produtores ainda devem considerar:
- Avaliação de estratégias das aves, otimizando a eficiência de recursos;
- Utilizar ferramentas digitais para comparar emissões de carbono;
- Colaborar em toda a cadeia de suprimentos para alinhar as metas de sustentabilidade com as expectativas do varejista e do consumidor;
- Integrar práticas de nutrição e manejo que promovam o bem-estar das galinhas e reduzam o impacto ambiental.
Adotar programas baseados na ciência e alavancar ferramentas inovadoras fará com que os produtores da cadeia de postura possam aprimorar suas práticas ambientais, garantindo acesso ao mercado e construindo resiliência em um setor em constante transformação, adotando assim uma produção de ovos mais sustentável.
Fonte: Adaptado de Poultry News, 2025. Disponível em: https://www.poultrynews.co.uk/sponsored-content/navigating-sustainability-in-egg-production-practical-steps-for-producers.html