Planalto Ovos anuncia compromissos com o bem-estar de galinhas poedeiras

A Planalto Ovos, uma das maiores empresas do mercado avícola de postura comercial do Brasil, anunciou seus novos compromissos de bem-estar animal!

Após diálogos com organizações sem fins lucrativos, a Planalto Ovos assumiu publicamente diversos compromissos que permeiam diversas fases da vida das aves de postura, buscando proporcionar a estas um alto grau de bem-estar. Conheça a seguir cada um dos seis compromissos firmados pela empresa:

  1. 100% das galinhas criadas livres de gaiolas

Embora a Planalto Ovos nunca tenha criado galinhas em gaiolas, ela reitera esse compromisso e se compromete a não construir novas unidades ou fazer qualquer outro tipo de investimento no sistema convencional de produção de ovos, mantendo sua produção 100% livre de gaiolas.

  1. Elevados padrões de bem-estar animal

Comprometimento em manter elevados níveis de bem-estar animal para todas as aves sob sua tutela, atendendo não somente a itens essenciais, mas principalmente a detalhes e critérios científicos validados internacionalmente.

  1. Biosseguridade

Manter elevados níveis de biosseguridade, como forma de preservar a saúde das galinhas e a segurança dos ovos. O Programa de Biosseguridade Planalto Ovos apresenta investimentos nas condições sanitárias de sua cadeia e os pontos de destaque do programa são:

  • Baixa densidade de aves por lote
  • Isolamento das propriedades
  • Controle de acesso às propriedades
  • Monitoramento laboratorial
  • Controle de pragas
  • Ambiência e nutrição
  • Vacinação
  • Intervalo entre lotes
  • Origem de materiais
  • Manejo de composteira
  • Acompanhamento dos índices zootécnicos
  • Manutenção
  1. Minimizar o tratamento de bico

Realizar uma leve apara de bicos por meio de metodologias humanitárias ou não realizar qualquer tipo de tratamento de bico, sempre que for tecnicamente indicado.

  1. Fomentar tecnologias para evitar a eliminação de pintainhos machos

Adotar metodologias de sexagem in-ovo assim que houver uma tecnologia comercialmente disponível, aplicável e economicamente sustentável no país, com o objetivo de abolir a prática de descarte de pintainhos machos na cadeia avícola de postura. ​A empresa ainda se compromete a apoiar iniciativas do governo brasileiro que visem aprimorar as condições de bem-estar animal e incentivar o desenvolvimento e viabilidade de tecnologias voltadas à sexagem in-ovo no nosso país.

  1. Livre de antibióticos

Adoção de medidas preventivas com o objetivo de evitar a utilização de antibióticos, vermífugos químicos e coccídeostáticos. Além da adesão de práticas de manejo e de biosseguridade, adotar o uso de produtos alternativos como os óleos essenciais, ácidos orgânicos, probióticos e controle natural de parasitas.

Celebramos o engajamento da Planalto Ovos, que demonstra ter um olhar compassivo e voltado ao futuro e, dessa maneira, contribui para que milhões de aves sejam impactadas de maneira positiva por meio do investimento em boas práticas. Esperamos que este comprometimento ajude mais empresas e produtores a assumirem compromissos ligados ao bem-estar animal.

Caso sua empresa também tenha interesse em assumir compromissos voltados ao bem-estar animal, ficaremos muito felizes em manter um diálogo positivo e apresentar nossas propostas de engajamento. Todos são bem-vindos a contribuir de alguma maneira com a construção de um mundo melhor, para os seres humanos e animais!

Fonte:

Planalto Ovos. Disponível em https://www.planaltoovos.com.br/diferenciais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Ao continuar a usar nosso site, você está concordando com o nosso uso de “cookies”. Para saber mais, por favor, veja a nossa Política de Privacidade.