Pesagem e uniformidade do lote: porque e para quê?

O monitoramento constante da uniformidade do lote, tanto na recria como na fase de postura, é uma prática de manejo essencial e ótimo indicador de produtividade e bem-estar na produção avícola. O peso corporal das galinhas deve ser monitorado preferencialmente semanalmente até o início da postura e, ao mínimo quinzenalmente até as 30 semanas de idade, quando atingem o pico de produção. Após, ao menos uma pesagem mensal deve ser realizada para avaliar desempenho zootécnico e a qualidade do manejo nutricional e sanitário do lote.


Recomenda-se a pesagem de pelo menos 100 aves até 1 a 5% do lote, buscando uma amostragem representativa do galpão. Mas, não basta apenas pesar as aves e determinar a média geral! O cálculo de UNIFORMIDADE do lote DEVE ESTAR PRESENTE nas ações de controle do desempenho do lote! A uniformidade pode ser calculada de duas maneiras, pelo coeficiente de variação (CV) e, através da porcentagem de aves na faixa de ±10% do peso médio. Esta última fornece uma indicação precisa do número de aves com peso médio e daquelas muito leves ou pesadas; pelo menos 80% das aves devem estar dentro dos ±10% do peso médio para considerar o lote uniforme (Figuras 1 e 2). Para calcular o CV, usa-se o desvio padrão dos pesos dividido pelo peso médio amostrado (Figura 2). Atenção especial ao manual da genética quanto aos índices zootécnicos esperados por semana de vida.

Fatores que impactam o desempenho do lote incluem a qualidade das pintainhas e frangas, além de um manejo inadequados do ambiente e da nutrição. A qualidade e ingestão de água, a superlotação e desafios sanitários também podem ter de causar perda
de peso corporal. Por isso, o monitoramento constante da uniformidade do lote durante TODO O CICLO PRODUTIVO permite IDENTIFICAR possíveis problemas e falhas de manejo e os CORRIGIR de forma efetiva, prevenindo prejuízos econômicos e ao bem-estar das galinhas poedeiras.

Por: Aluno de Iniciação Científica : Alessandra da Rosa

Referências Bibliográficas

HY-LINE.Guia de manejo Hy-Line Brown. 2016. Disponível em: Link. Acesso em: 26 set. 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Ao continuar a usar nosso site, você está concordando com o nosso uso de “cookies”. Para saber mais, por favor, veja a nossa Política de Privacidade.