O valor do conforto térmico para as granjas situadas no Nordeste do Brasil

A criação de galinhas para produção de ovos para consumo é bem dinâmica e possui algumas particularidades em função das diferentes condições de criação que ocorrem em todo o país. Logo, uma delas está relacionada com o conforto térmico das aves em condições de calor do Nordeste Brasileiro, sendo um fator crítico para a criação e que merece atenção dos criadores, a fim de não gerar desconforto no plantel e posteriores prejuízos financeiros.

As galinhas são animais homeotérmicos que necessitam que a temperatura do ambiente em que estão inseridas, esteja de acordo com o seu próprio desenvolvimento, ou seja, ao passo que envelhecem, necessitam de menos calor. Nesse sentido, estar atento à faixa de temperatura ideal é fundamental para proporcionar um ambiente confortável que não traga impactos negativos à produtividade das poedeiras. Isto torna-se mais relevante quando observamos temperaturas superiores aos 30°C no Nordeste, demandando medidas dos criadores para contornar essa situação.


É válido ressaltar que, a faixa de conforto térmico dos pintinhos varia entre 31 a 33°C e entre os frangos adultos, essa faixa reside no intervalo de 21 a 23°C. Temperaturas fora dessas ideais causam estresse nas aves. Tendo isso em mente, os criadores nordestinos podem recorrer a instalações com materiais de isolamento térmico e que facilitem a entrada e saída de ar do galpão,
atentando a boa ventilação e manejo de cortinas, bem como construir as instalações na orientação adequada para cada região (No nordeste o recomendado é leste-oeste).

Por fim, é fundamental a oferta de água de qualidade à vontade para o plantel, principalmente, em condições de calor. Tais medidas além de prezar pelo bem-estar, levam qualidade à produção.

Por: Aluno de Iniciação Científica : Anderson Costa de Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Ao continuar a usar nosso site, você está concordando com o nosso uso de “cookies”. Para saber mais, por favor, veja a nossa Política de Privacidade.