O ovo como alternativa de proteína mais barata

De acordo com Amaral et al. (2016), o ovo é um alimento completo e uma fonte barata de proteína, possuindo excelente qualidade
nutricional. Este alimento contém gorduras, vitaminas, reduzida concentração calórica e minerais, por isso é considerado uma
importante reserva de nutrientes favoráveis à manutenção da saúde, agindo nas atividades antibacterianas e no sistema imunológico.

Com o aumento no preço do quilo da carne bovina, os consumidores têm buscado por proteínas de origem animal mais baratas, e o ovo tem recebido destaque na escolha dos brasileiros. Há procura também por ovos Cage Free, devido a maior preocupação com o bem-estar animal. A pesquisa encomendada pela ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), realizada entre os meses de Novembro de 2020 a Fevereiro deste ano (2021), mostra que 98,5% dos lares brasileiros consomem algum tipo de proteína animal e o ovo está presente em 96% dos lares.

Embora atualmente, os custos para manter a produção avícola, em especial pelo aumento exorbitante no valor do milho e farelo de soja, sejam um enorme desafio ao setor , estima-se que até o final de 2021 o consumo de ovos por habitante seja superior ao de 2020.

O consumo per capita que foi de 253 ovos está estimado em 265 unidades, totalizando uma elevação de 6% no consumo (CEPEA, 2021). Por conta deste novo cenário, é preciso um esforço em conjunto do setor avícola e governamental para que as empresas encarregadas de produzir o ovo, um alimento tão importante para saúde e economia do país, possam continuar produzindo com excelência.

Por: Aluno de Iniciação Científica : Alessandra da Rosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe: