Ninhos para as galinhas poedeiras: manejo e limpeza

Os ninhos podem ser compreendidos como a área fornecida para as aves expressarem seu comportamento natural de postura, com maior privacidade e conforto. No geral, é possível que os ninhos sejam  comunitários ou individuais, embora as galinhas tenham preferência pelos do tipo individual. Estes ninhos devem possuir a área mínima de 83,2 cm² para cada 100 aves ou uma boca para 4 a 5 galinhas no máximo para evitar competitividade, em especial no pico diário de postura. O acesso aos mesmos deve permanecer livre, ou seja, sem comedouros, bebedouros ou poleiros que limitem ou obstruam a passagem das aves para a sua parte interna. É possível e benéfico o fornecimento de substratos tanto nos ninhos automáticos quanto nos manuais. No primeiro tipo, forração com tapetes feitos de borracha é usado e no segundo, normalmente se usa palha, maravalha ou casca de arroz, dependendo da disponibilidade regional da granja. 

Dentro dos aviários de postura, os ninhos devem ser limpos e o substrato trocado ou reposto com periodicidade para que seja evitado o acúmulo de excretas; isso pode desestimular a postura no ninho e ainda diminuir o tempo de prateleira do ovo.  Atenção à presença de ectoparasitas como piolhos, ácaros e pulgas que podem inibir que as aves ingressem nos ninhos! No caso de infestação por estes ectoparasitas, todo o material deve ser removido rapidamente e feita a limpeza com produtos apropriados de acordo com o tipo de parasita, sempre respeitando o período de carência onde for o caso. 

Postura na cama ao invés de nos ninhos também pode ser um comportamento recorrente quando há alta competição por bocas ou área de ninho, habituação, idade da ave e respostas anti predatórias. Falhas no treinamento ou condicionamento das galinhas aos ninhos, em especial ao sistema de ninho automático, também podem resultar em problemas com o ovo de cama. 

Desta forma, fica claro que todos os aviários de postura devem conter ninhos adequados para permitir o comportamento natural de postura das galinhas poedeiras, e os mesmos devem estar presentes em quantidades suficientes e limpos para que o produto final, que é o ovo, não seja prejudicado. 

Por: Aluno de Iniciação Científica : Alessandra da Rosa

REFERÊNCIAS

Certified Humane. Cage-free: produção de galinhas criadas sem gaiolas respeita o bem-estar animal. 2018. Disponível em: Link

Acesso em: 20.nov. 2021.

EMBRAPA. MANUAL DE BOAS PRÁTICAS PARA O BEM-ESTAR DE GALINHAS POEDEIRAS CRIADAS LIVRES DE GAIOLA. 2020. Disponível em: Link.  Acesso em: 20. nov. 2021.

Zupan M., Kruschwitz A., Buchwalder T., Huber-Eicher B., Stuhec I. Comparison of the prelaying behavior of nest layers and litter layers. 2008 Poult. Sci. 87:399-404. doi: 10.3382/ps.2006-00340.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Ao continuar a usar nosso site, você está concordando com o nosso uso de “cookies”. Para saber mais, por favor, veja a nossa Política de Privacidade.