Mercado de ovos caipiras é promissor em Minas Gerais

A certificação de produtos agropecuários e agroindustriais assegura qualidade e sustentabilidade dos sistemas de produção, proporcionando mais competitividade dos itens. Sendo assim, Minas Gerais conta com um programa chamado Certifica Minas – Ovo Caipira, que busca o respeito ao bem-estar das aves e o acompanhamento das etapas de produção, além da possibilidade de ampliar mercados e garantir credibilidade junto aos consumidores.

Isso significa que, com melhor gestão da propriedade, o produtor aumenta sua produtividade seguindo padrões mais humanitários e de boas práticas de produção. Na outra ponta da cadeia, o consumidor só tem a ganhar, adquirindo um ovo caipira seguro e de alto valor agregado.

É o caso de uma granja em Bocaiuva, no Norte de Minas Gerais, que recentemente conquistou o selo do Programa, sendo a primeira agroindústria familiar no estado a obter o certificado de produtora de ovos caipira concedido à propriedade pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), sob a coordenação da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) e o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). A granja possui 4 mil galinhas caipiras poedeiras com uma produção diária de 334 dúzias de ovos.

Segundo Maurício Pontes, médico veterinário e auditor do IMA, informa que a procura pelo selo busca  proporcionar ao produto diferenciar seu produto no mercado de ovos, permitindo a agregação de valor frente a um consumidor cada vez mais exigente e bem informado.

Desenvolvimento sustentável

Mais do que boas práticas agrícolas, o Certifica Minas traz desenvolvimento sustentável dentro das propriedades, o que significa uma produção que anda lado a lado com a pauta ambiental, ou seja, utilizando técnicas que respeitam as condições de conservação de solo, ar e água, além da parte social e respeito ao trabalhador do campo. O Programa é um marco, pois é conduzido como uma política pública, visto que as auditorias do IMA são absolutamente gratuitas para os agricultores familiares.

Segundo Pontes, verificou-se que parte dos consumidores de Minas Gerais buscam por produtos que agreguem cultura e tradições do estado. Essa é  exatamente a proposta da oferta do ovo caipira pelo programa Certifica Minas: manter as galinhas soltas, onde possam expressar seu comportamento natural, com acesso a uma alimentação exclusiva de origem vegetal, como ração à base milho, soja, vitaminas e minerais, além de gramíneas e insetos como fonte de alimento alternativo, acentuando o sabor e demais características dos ovos.

Pontos ressalta que todo o processo de valorização do bem-estar animal e do fornecimento de uma alimentação diferenciada às aves ocorre seguindo normas higiênico-sanitárias rigorosas, o que garante a integridade dos animais e a inocuidade do produto final.

O programa ainda pode trazer benefícios a toda cadeia produtiva de ovos, já que com a certificação o produtor não tem somente ganhos com a agregação de valores financeiros, mas com todo um contexto de melhoria da gestão da propriedade. Para Pontes, a certificação dá garantias aos produtores e consumidores, dentre as quais manutenção do bem-estar animal, aves criadas soltas em piquetes, linhagens de aves mais rústicas, maior resistência a enfermidades e mais adaptabilidade às condições climáticas. Além disso, assegura manejo adequado nos processos de armazenamento, transporte dos ovos, atendimento às normas higiênico-sanitárias e fornecimento da alimentação das aves, incluindo o não uso de melhoradores de desempenho e antibióticos.

Produção e mercado de ovos

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), dados de produção de todos os tipos de ovos (dúzias) no Brasil e nos principais estados produtores, no período de 2000 a 2020 (IBGE, 2022) revelam que a produção de ovos nesses 21 anos teve alta de 138,54%, de 1.663 milhões de dúzias para 3.967 milhões de unidades. A produção de ovos por Estado também indica a importância do estado de Minas Gerais, que em 2020 estava em terceiro lugar (8,87%), atrás apenas de São Paulo (28,81%) e Paraná (9,10%).

O Programa também busca dar mais confiança ao sistema, pois, segundo Pontes, verificou-se que muitos consumidores acabam comprando ovos intitulados como ‘caipira’, mas sem informações sobre o método de criação das aves ou comercializados sem inspeção sanitária, ou seja, os produtos são comercializados na informalidade.

Em relação ao consumo de ovos caipira, Pontes reforça que ainda não há estimativas oficiais sobre mercado, produção e consumo, podendo ser considerado um cenário novo e promissor, uma tendência pela alta na procura e oferta deste produto. 

Sendo assim, aqui fica o recado, a Iniciativa MIRA, além de oferecer informações, documentos técnicos e capacitações aos produtores de ovos de galinhas livres de gaiolas, também busca identificar o tamanho desta cadeia produtiva. Portanto, reforçamos a importância de você, produtor de qualquer parte do país, se cadastrar em nosso site para que possamos criar estatísticas mais concretas sobre esta cadeia. Dessa forma, unidos, podemos ser mais fortes e buscar maior reconhecimento e valorização de ovos de galinhas mantidas em sistemas alternativos. Acesse https://mira.org.br/produtor/ e faça seu cadastro. É rápido, fácil e você ainda poderá ver e ser visto por outros produtores, fornecedores ou compradores de ovos.

Programa Certifica Minas

O produtor de ovo caipira poderá ter mais informações por meio da leitura de uma cartilha, disponível gratuitamente no link http://ima.mg.gov.br/institucional/publicacoes ou acessando  http://www.agricultura.mg.gov.br/certificaminas/website/.

O certificado tem a validade de um ano, podendo ser revalidado, de acordo com o interesse do produtor. Todo o processo de certificação é isento de qualquer custo aos produtores da Agricultura Familiar.

Fonte:

Adaptado de Certifica Minas. Disponível em: http://www.agricultura.mg.gov.br/certificaminas/website/index.php/programa-cert/noticias/204-mercado-de-ovo-caipira-e-promissor-em-minas-gerais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe: