Iniciativa MIRA participa do lançamento do EggLab – Relatório Anual 2022 sobre compromissos de empresas em relação a ovos de galinhas livres de gaiolas

O EggLab, um projeto criado em 2019 cujo objetivo é compreender e monitorar a produção e o consumo de ovos de galinhas livres de gaiolas por empresas no Brasil, lançou no último dia 12 de dezembro de 2022 o seu mais novo relatório, no qual mostra como está o andamento de compromissos de empresas do ramo alimentício em relação ao uso de ovos cage-free. O lançamento foi realizado por meio de uma live no canal do YouTube do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal e contou com a presença da equipe do EggLab, Taylsson Santos e Luiz Rezende, além da presença da Gerente da Iniciativa MIRA, Elsa Helena Barreto. O evento está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=dGiQvG-PzhA.

A equipe EggLab, por meio de auditorias às empresas (envio de um questionário e retorno da empresa com o documento preenchido), constrói constantemente um banco de dados das empresas que possuem compromissos públicos de produzir e consumir ovos apenas de sistemas livres de gaiolas no Brasil. O projeto ainda gera informações atualizadas sobre a origem de ovos não processados, processados e subprodutos de ovos consumidos por empresas de diversos tamanhos e segmentos. Todas as informações coletadas auxiliam no monitoramento e publicação sobre o progresso de cada empresa em direção à sua transição do uso de produtos e subprodutos de ovos provenientes de sistemas com gaiolas para livres de gaiolas. A identificação dos passos das empresas também auxilia na manutenção de seus compromissos, bem como detectar o nível de engajamento dessas companhias em relação à prática/uso de produtos cage-free e as dificuldades enfrentadas nesta transição. Finalmente, essas informações podem ser repassadas ao público e potenciais consumidores sobre o tema.

Até o momento, o projeto já identificou 179 empresas com compromissos públicos de usar apenas ovos livres de gaiolas no Brasil, sendo 11 empresas com compromissos publicados em 2022 (8 com apoio do EggLab). Essas empresas são, principalmente, restaurantes (83 de 179 empresas) e atacados (57 de 179 empresas). A grande maioria ainda está em transição e o ano de 2025 é considerado como data limite para a maioria das empresas finalizarem a transição de uso de produtos/subprodutos com gaiolas para livres de gaiolas.

Em 2022, das 179 empresas abordadas pela EggLab, 129 não responderam ao questionário, 25 responderam, 6 comprometeram-se a responder, 2 negaram-se a responder e 17 contatadas (empresa que recebeu o contato, por e-mail, telefone ou mensagem). Entre as empresas que responderam aos questionários (25 de 179 empresas), 60% apresentaram avanços (15 de 25 empresas), sendo que 7 aprimoraram o uso de de ovos livres de gaiolas, 2 completaram a transição para livres de gaiolas, 4 mantiveram o uso exclusivo de ovos livres de gaiolas, e 2 pararam de usar ovos. Apenas 1 empresa reportou que manteve-se estagnada na transição e 4 recuaram com o processo de transição.

Figura 1: Empresas que responderam ao questionários enviado pela equipe EggLag e o respectivo  status da transição

Segundo o relatório, há um número estimado de 32.676.081 galinhas poedeiras positivamente impactadas no ano, sendo este número quase 13% do total de galinhas criadas no Brasil. Por isso, é muito importante que as empresas continuem respondendo aos questionamentos do projeto e que mantenham seus compromissos atualizados. O relatório ainda destaca que há uma carência de fornecedores de ovos livres de gaiolas e para isso, entra em ação a Iniciativa MIRA, que tem trabalhado no mapeamento dos produtores, atuando como um agente facilitador na identificação de produtores cage-free. Por isso é tão importante que você produtor, independente do seu sistema, cadastre-se em nossa plataforma, fazendo com que haja uma facilitação no encontro entre fornecedores e consumidores de ovos de galinhas livres de gaiolas. Cadastre-se gratuitamente em nosso site (https://mira.org.br/produtor/).

Todos os resultados alcançados pela equipe do EggLab poderão ser conferidos acessando o Relatório Anual 2022, disponível nas versões inglês e português no endereço https://www.egglab.org.br/wp-content/uploads/2022/12/Relatorio_anual_2022_Egglab.pdf. O relatório também mostra o nome de todas as empresas que responderam/ou não aos questionários do projeto e o andamento do processo de transição. Boa leitura!

Fonte:

EggLab. Relatório Anual 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Ao continuar a usar nosso site, você está concordando com o nosso uso de “cookies”. Para saber mais, por favor, veja a nossa Política de Privacidade.