Cage free, free range, sistema tradicional ou produção de ovo orgânico? Instrutor do Senar-MT explica as diferenças e as características de cada sistema
O consumo de ovos no Brasil cresceu 55% na última década. Saltou de 148 para 230 unidades por habitante, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Parte deste aumento também se deve à maior procura pelo ovo caipira, que é preferência de muitos consumidores. A demanda aquecida é um indicativo de que o investimento no ovo caipira é vantajoso, na avaliação do zootecnista Uanderson Luna. “Geralmente, tudo que é produzido é comercializado”, comenta.
Doutor em produção e nutrição de não-ruminantes, Luna também é instrutor credenciado do Senar-MT e falou sobre a produção de ovos caipira com o uso de tecnologias no programa Bom Dia Senar-MT desta semana. Ele explicou as características dos principais sistemas de produção, e apontou o que é preciso levar em conta na hora de definir a escolha das melhores linhagens de aves para o sistema escolhido. Confira!