Fatores que implicam na despigmentação de cascas

A cor da casca do ovo somada à cor da gema configura-se como importantes parâmetros dos consumidores para decidir na escolha de qual ovo irão adquirir. De forma geral, existem linhagens específicas de galinhas que produzem ovos marrons, assim como linhagens para produção de ovos de casca branca. É sabido, portanto, que a cor do ovo de casca marrom é comandada pela incorporação de agentes pigmentantes como protoporfirina IX, biliverdina e traços de quelato de zinco biliverdina.

Nesse sentido, o primeiro fator que implica na despigmentação da casca é a idade das aves. A cor da casca diminui gradualmente à medida que as aves envelhecem, pois ocorre um declínio da síntese de protoporfirina IX. Em segundo lugar, a presença de oxidantes fortes na ração (óxido de zinco e vanádio) atua no empalidecimento da casca. Fatores externos como estresse e o meio ambiente
podem influir prejudicando a pigmentação. Por fim, doenças e medicamentos também podem contribuir para a despigmentação da casca. Dessa forma, o correto manejo das aves e dos fatores relacionados a elas se traduz como importantes instrumentos para garantir uma boa pigmentação.

Por: Aluno de Iniciação Científica : Anderson Cardozo da Costa

REFERÊNCIAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe: