Fatores que determinam a qualidade dos ovos nos galinheiros

A qualidade é um ponto de abrangência na avicultura e envolve discussões entre produtores e técnicos. Nesse segmento, os ovos limpos são os mais requisitados por serem mais saudáveis e por possuírem menos carga microbiana. Assim sendo, uma fiscalização nos galinheiros é indispensável para remoção de sujidades que interferem na produção e comercialização.

Para uma boa seguridade na produção de ovos uma série de fatores são envolvidas na criação de aves: os animais devem estar nutridos, com ambientes propícios para seu bem estar, dessa forma os deixando saudáveis. No âmbito da prevenção de doenças relacionadas aos ovos, deve-se atentar que o consumidor também tem um papel importante nesse ciclo. Além de haver a prevenção da contaminação dos ovos nos locais de produção, o consumidor deve saber a forma adequada de escolher, armazenar e fazer o preparo.


Diante do exposto, alguns procedimentos para uma boa qualidade devem seguidos. Nas instalações do galinheiro recomenda-se conter comedouros para ração e vegetais; os bebedouros com água potável e fresca devem ser inseridos no interior do galinheiro, evitando assim futuras diarreias. Além disso, proteger do sol e das chuvas, outrossim, impedir a entrada de outros animais e autorizar a postura dos ovos nos ninhos. Galinhas doentes podem não produzir nada, e um galinheiro bem fiscalizado, com galinhas saudáveis e nutridas de forma correta, produz ovos mais limpos.

Por: Aluno de Iniciação Científica : Danilo Conceição Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Ao continuar a usar nosso site, você está concordando com o nosso uso de “cookies”. Para saber mais, por favor, veja a nossa Política de Privacidade.