O termo sustentabilidade tem crescido dentro da avicultura. Recentemente, a empresa Tysons Keystone Foods, pertencente ao ramo de processamento de frangos de corte, sediada em Albany, nos Estados Unidos, foi ganhadora do Prêmio Água Limpa Poultry e Egg Association por apresentar e pôr em prática projetos direcionados ao tratamento sustentável e descarga adequada de efluentes na agricultura.
O gerente ambiental da empresa, Jason York, é responsável pelos grupos Águas Residuais e Agrícola, onde os membros são treinados regularmente para ajudar a garantir que as tarefas diárias voltadas à sustentabilidade possam ser realizadas corretamente e de maneira segura.
O projeto Água Limpa, basicamente incorpora processos tradicionais no tratamento completo de águas residuais, no qual ocorre descarregamento dos efluentes formados, e após processados, são aplicados no solo. A empresa processa uma média de 1,4 milhões de galões por dia de resíduos advindos do frigorífico, usando triagem e flotação por ar dissolvido quimicamente. Essa água é então descarregada para unidades de tratamento biológico, compostas por uma lagoa anaeróbica com capacidade de 18,5 milhões de galões, seguida por um reator de lote sequencial. Os sólidos removidos ao longo do processo podem ser redirecionados para o sistema de flotação para captura e remoção. Aproximadamente 100.000 galões de água efluente tratada são utilizados semanalmente nas atividades gerais da empresa.
As operações do sistema garantem que os nutrientes das águas residuais, como nitrogênio e fósforo, sejam reutilizados de forma benéfica dentro das propriedades. Os nutrientes do efluente são desviados das águas para produção de feno e este é vendido a propriedades locais para operações de alimentação de gado.
Os impactos da qualidade das águas residuais são monitorados trimestralmente em 30 locais separados, com metade visando águas subterrâneas e as outras 15 para águas superficiais. Amostras anuais de solo ajudam a gerenciar as cargas de nutrientes do solo.
Nas propriedades, as zonas de amortecimento (faixas de vegetação mais espessa e densa que incluem grama, arbustos e árvores que margeiam os córregos, nascentes e cursos d’água) são usadas para manter a qualidade da água do córrego adjacente. Essas zonas agem como um filtro para o escoamento de nutrientes, protegendo as margens dos córregos da erosão, reduzem os danos causados por inundações e fornecem habitats para a vida selvagem. Desta forma, vários setores e regiões são beneficiadas de forma cada vez mais sustentável.
Fonte: Adaptado Watt Poultry, 2025. Disponível em: https://www.wattagnet.com/sustainability/article/15708767/kentucky-processor-blends-old-new-in-wastewater-solution