Em busca de novas alternativas de pigmentantes naturais para substituir a utilização de aditivos pigmentantes sintéticos, um estudo realizado pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro na cidade de Campos dos Goytacazes avaliou a inclusão de alimentos residuais de horta na criação de poedeiras em pequena escala na região Norte Fluminense. Através da aplicação de um questionário aos produtores, foram reunidos todos os alimentos complementares fornecidos às aves na região e qual a sua composição nutricional.
Os pesquisadores averiguaram que alface, beterraba, cenoura, couve e espinafre são os alimentos mais utilizados. A partir destes, foram formuladas rações e estas estão em fase de teste na Unidade Experimental da Universidade. A partir disso, será possível definir os níveis máximos de inclusão destes alimentos nas formulações de rações e, assim, fornecer uma nova alternativa para intensificar a pigmentação da gema.
Ainda, os produtores responderam à pergunta “Você acredita que alimentos naturais possam ajudar na pigmentação da gema?”. 81% dos produtores entrevistados responderam que sim, 13% não souberam responder e 6% responderam que não. Este dado mostra a necessidade de levar mais conhecimento técnico aos produtores de ovos, principalmente os pequenos, para que entendam como aliar o uso de alimentos residuais de horta para sucesso na sua produção.
O auxílio na pigmentação da gema por alimentos residuais de horta pode ser um aliado ao produtor, pois a pigmentação da gema é aspecto relevante para apreciação do produto pelo consumidor e, cada vez mais, buscam alimentos com menor grau de aditivos sintéticos.
Por Aluno de Iniciação Científica : Anderson Cardozo da Costa