A busca por uma genética que permita com que os frangos de corte desfrutem de melhores condições de bem-estar é fundamental para sua saúde e bom desempenho.
Focada nas condições de oferecer um melhor bem-estar para os frangos de corte, foi que em abril de 2020 na cidade de Lancaster, na Pensilvânia/EUA, a LaBelle Patrimoine optou por adquirir aves de crescimento lento. Mike Charles, diretor executivo da empresa, disse que precisava encontrar a “ave perfeita”, e acabou achando a linhagem da Labelle Rouge. Segundo ele, esta ave apresenta um crescimento lento, além de levar cerca de duas vezes mais tempo para atingir a maturidade quando comparada com as convencionais.
Segundo Charles, a empresa preza pela agricultura sustentável e suas práticas incluem foco e cuidado com o solo além de outras práticas voltadas a criações mais sustentáveis. Ele completa que enriquecer o solo por meio de agricultura sem lavouras, plantar culturas de cobertura e conservar a biodiversidade são as marcas registradas da agricultura regenerativa. Além disso, obter suprimentos locais, usar veículos com baixo consumo de combustível e empregar rotas de transporte direto completam os esforços de sustentabilidade da empresa.
A saúde e o bem-estar das aves são a prioridade número um da empresa. No geral, as aves são criadas sem antibióticos e certificadas pela Global Animal Partnership (GAP). Essas aves têm acesso a pasto externo, luz natural e enriquecimentos ambientais como poleiros e fardos de palha. Os frangos não são considerados orgânicos, mas são criados livres e alimentados com milho e soja cultivados localmente. A empresa ainda trabalha com parceiros-chave que fornecem os pintainhos e a ração final para os frangos de corte.
Quando perguntado sobre a comparação entre as aves da empresa Labelle Patrimoine às aves convencionais, Charles respondeu: “Acho que toda a nossa missão é realmente provar que há um mercado para esse tipo de ave. Fazer as atividades de forma diferente pode ser sustentável, pois parte de ser sustentável é realmente bom para as granjas, oferecendo melhores condições de bem-estar às aves”.
A LaBelle é uma empresa de processamento de aves que acompanha seus parceiros fornecedores, desde a criação dos frangos até o processamento da carcaça. Assim, os produtos da LaBelle incluem frangos inteiros e cortes, peitos desossados, peitos com osso, asas, coxas e sobrecoxas, bem como frango moído. Segundo Charles, durante o processamento as aves são resfriadas ao ar, o que, segundo ele, resulta em um produto mais suculento e saboroso.
Há uma lista de espera de parceiros interessados em fazer parte do grupo empresarial. Charles acredita fortemente na utilização de frango inteiro, usando cada parte da ave sem que nada seja desperdiçado e acrescenta: “Estamos fazendo algo totalmente diferente. Podemos pensar diferente e realmente operar com cuidado e respeito e ainda sermos lucrativos e sustentáveis. Fazemos ainda medidas diferentes ao longo do caminho para garantir que essas aves sejam tratadas de forma mais humanitária.” O slogan da empresa é “Cultivado conforme prometido”. Charles diz que gostaria de criar um legado de integridade, apenas sabendo que nossos frangos são criados conforme prometido e que o que dizemos que faremos, fazemos.
Portanto, é possível criar frangos de corte de forma mais sustentável, optando por práticas que priorizem o bem-estar, com potencial de transformação na indústria avícola, promovendo um manejo mais responsável e alinhando-se às atuais demandas de práticas agrícolas mais éticas e eficientes.
Fonte: Adaptado Watt Poultry, 2024. Disponível em: https://www.wattagnet.com/broilers-turkeys/broilers/article/15680474/labelle-patrimoine-an-unconventional-approach-to-success