Dinamarca apresenta novas leis que incentivam a produção de ovos de galinhas livres de gaiolas

Segundo informações do Ministro do setor de Alimentação, Agricultura e Pesca, Sr. Rasmus Prehn, a partir de 2023, novos produtores da Dinamarca não mais poderão iniciar a produção de ovos com galinhas mantidas em gaiolas.

Simultaneamente, as atuais estruturas que contêm aves mantidas em gaiolas deverão ser eliminadas ao longo dos próximos 12 anos.

Desde 2015, na Dinamarca, verificou-se uma crescente aderência de empresas e redes de supermercados que estão retirando os ovos de gaiola como parte de seus ingredientes ou não mais efetuando a venda desses ovos em seus estabelecimentos ou lojas.

Em 2010, os ovos de gaiola representaram 61% da produção total de ovos na Dinamarca, mas em 2021, esse número caiu para pouco menos de 13%, segundo dados da Statistics Denmark.

Segundo o Sr. Rasmus Prehn, ele gostaria que o país não mais tivesse os ovos provenientes de galinhas mantidas em gaiolas o mais rápido possível, mas precisou considerar os produtores que ainda utilizam esse tipo de sistema.

Sendo assim, para que todos os produtores possam ter a chance de fazer uma transição tranquila, o período de 12 anos foi acordado, como um intervalo de tempo ideal para a eliminação gradual do uso de gaiolas para galinhas poedeiras.

Fonte: TV2 Dinamarca (22 Set. 2022)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Ao continuar a usar nosso site, você está concordando com o nosso uso de “cookies”. Para saber mais, por favor, veja a nossa Política de Privacidade.