Diferenças comportamentais entre aves machos e fêmeas  

O comportamento das aves é um dos parâmetros utilizados para a avaliação do bem-estar animal. Assim, a frequência da manifestação desses comportamentos, bem como sua qualidade, podem ser influenciadas por várias características e condições de alojamento, tais como iluminação, densidade, ambiência, interação com enriquecimentos, entre outros.  

Um estudo realizado na Universidade de Linköping, na Suécia, pelos pesquisadores Rebecca Oscarsson e Per Jensen, demonstrou existir diferenças na frequência e no estilo comportamental entre os pintinhos machos e fêmeas. No geral, essa diferença foi visível principalmente porque os machos se envolveram em mais brincadeiras sociais e com os objetos oferecidos quando comparado às fêmeas.

Segundo Oscarsson e Jensen, as diferenças sexuais na frequência de brincadeiras provavelmente podem ser rastreadas pelo ancestral da ave. Todas as aves modernas carregam genes da galinha-vermelha-da-selva, que foi domesticada por humanos há mais de 7.000 anos no Sudeste Asiático. No entanto, os machos da galinha-vermelha-da-selva são mais coloridos, agressivos e vigilantes do que as fêmeas. Esse dimorfismo sexual significa que os pintinhos machos brincam mais para praticar as habilidades de que precisam quando adultos, embora a função adaptativa da brincadeira ainda não tenha sido bem esclarecida. No entanto, o presente estudo indica uma possível função, no sentido de preparar os animais para desafios específicos que podem encontrar mais tarde na vida adulta.

Os mesmos autores realizaram pesquisas adicionais no qual examinaram aves jovens que passaram por estresse durante a eclosão. Esses pintinhos eram mais propensos a exibir comportamentos de brincadeira, sugerindo que a brincadeira poderia ajudar a aumentar seu grau de bem-estar. A hipótese levantada pelos autores é que, ao melhorar as habilidades cognitivas por meio de brincadeiras, a capacidade das aves em lidar com vários desafios na vida adulta será melhorada.

Fica bem evidente a importância e a função do comportamento na vida da ave. Embora sejam machos ou fêmeas dentro da criação. A Iniciativa MIRA e diversos documentos incentivam o uso de itens de enriquecimento ambiental que permitam que as aves, independente de seu sexo, tenham oportunidade de expressar seus comportamentos naturais, fato que melhora tanto as condições de bem-estar, saúde e o desempenho das aves. Tais estudos ainda podem nortear melhor os lotes que possuem aves de um sexo específico.Fonte: Adaptada Watt Poultry, 2024. Disponível em: https://www.wattagnet.com/broilers-turkeys/broilers/article/15669921/sex-differences-in-chick-play-revealed-in-new-study

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Ao continuar a usar nosso site, você está concordando com o nosso uso de “cookies”. Para saber mais, por favor, veja a nossa Política de Privacidade.