O ovo é um alimento rico em vitaminas, minerais, proteínas e gorduras boas. Portanto, além de desempenhar excelente função nutricional, tem sido identificado como nutracêutico, ou seja, traz benefícios à saúde. Mas você já parou pra pensar que o ovo possui muitas estruturas diferentes?
A estrutura mais externa do ovo é a casca, formada principalmente por carbonato de cálcio, cuja função é proteger o conteúdo interno e proporcionar trocas gasosas por ser porosa. Possui a membrana externa que dá base para a mineralização da casca e a interna, que a isola da clara. A câmara de ar é um espaço formado entre as membranas externa e interna, após perda de umidade por evaporação, quando os ovos são armazenados por períodos longos.
A clara também é chamada de albúmen e junto à câmara de ar serve como parâmetro para identificar se um ovo é fresco ou não. Há o albúmen denso, ao redor da gema e o líquido. A altura do albúmen denso está diretamente relacionado à qualidade das suas proteínas, ou seja, quanto mais alto melhor a qualidade desse albúmen denso.
A calaza é uma estrutura que envolve a gema e tem função de mantê-la centralizada no ovo. A gema é envolvida pela membrana vitelina. Por fim, temos o disco germinativo onde poderia surgir um embrião, caso o ovo fosse fertilizado (em criações destinadas à produção de ovos férteis). Cabe lembrar que a legislação brasileira impede a comercialização de ovos férteis para o consumo humano.
No âmbito nutricional, além de proteínas como a albumina, alguns minerais presentes nos ovos são: Ferro, Zinco, Cálcio, Selênio, Magnésio. Vitaminas A, D, E, K e do complexo B, como a colina, que é responsável pela formação de neurotransmissores e condução nervosa também estão presentes.
Por: Aluno de Iniciação Científica : Anderson Cardozo da Costa
REFERÊNCIAS