Aprovada no dia 02 de Agosto de 2022 pela Câmara dos Deputados da Itália a lei que proíbe o abate seletivo de pintainhos machos, considerados subprodutos na indústria de ovos. A lei simboliza uma grande vitória em prol do bem-estar animal e deve entrar em vigor a partir de 2026.
Este passo histórico e fundamental na Itália para a proteção dos animais de produção ocorre após dois anos de campanha da organização sem fins lucrativos Animal Equality. Estima-se que, todos os anos, entre 25 e 40 milhões de pintainhos machos são mortos na Itália.
A Alemanha foi um dos primeiros países que iniciou o processo de proibição dessa prática por meio de uma lei aprovada em janeiro de 2022. Isso significa que até 2024, as empresas devem se adequar a lei e procurar trabalhar com processos de sexagem até o sétimo dia de incubação, que é considerada uma idade na qual o embrião não sente dor. Outros países também trabalham no sentido de banir essa prática, como Áustria e França.
O processo de descarte dos pintainhos ocorre devido a estes estarem inseridos em um sistema no qual os machos não podem ser utilizados: a produção de ovos. Consequentemente, os pintainhos são mortos durante suas primeiras 24 horas de vida. Os pintainhos machos também não são atrativos a indústria de frangos de corte, pois sua linhagem atende a característica de produção de ovos, não tendo um bom desempenho para a produção de carne.
No Brasil, felizmente compromissos contra essa prática começaram a ser firmados. A Mantiqueira, maior produtora de ovos da América do Sul foi a primeira empresa Latinoamericana a se comprometer a comprar pintainhas apenas de incubatórios que não realizarem o descarte de pintainhos machos e que realizam a sexagem in-ovo, assim que esta tecnologia for comercialmente disponível, aplicável e economicamente sustentável no Brasil. Além disso, a Mantiqueira também se comprometeu a apoiar iniciativas do governo brasileiro, bem como a compra de tecnologias de sexagem que busquem o fim da prática de descarte destas aves. Empresas como a Raiar Orgânicos e Korin também publicaram compromissos recentemente. Estima-se que no Brasil, todos os anos, 84 milhões de pintainhos machos de um dia de vida são descartados.
Infelizmente a tecnologia para sexagem in-ovo, ou seja, a identificação do sexo do embrião, ainda não chegou ao Brasil, mas ela é muito importante para que os pintainhos machos saudáveis não precisem ser desenvolvidos e posteriormente descartados. Além da questão ética e do bem-estar animal, o impacto ambiental também poderá ser reduzido, haja visto que o descarte pode chegar a 4.331 toneladas por ano.
Fontes:
Animal Equality Brasil, 15 Agosto de 2022. Disponível em: (https://animalequality.org.br/noticia/2022/08/15/compromisso-para-acabar-com-o-descarte-de-pintinhos/)
Mantiqueira. A Mantiqueira Brasil expande seu plano de sustentabilidade e se compromete com uma cadeia de fornecimento mais responsável. Disponível em: https://blog.ovosmantiqueira.com.br/a-mantiqueira-brasil-plano-de-sustentabilidade-e-cadeia-de-fornecimento-mais-responsavel