Compromissos com o bem-estar de aves livres de gaiolas, prazos e confiança do consumidor 

O bem-estar das aves é um dos temas que recentemente vem apresentando muitas discussões em função da sua complexidade com vários outros fatores importantes dentro da cadeia produtiva. Anteriormente, o sofrimento das aves não era atendido ou até mesmo desconsiderado, porém nos tempos atuais as emoções e sentimentos começaram a ser observados. Assim, evitar o sofrimento e considerar as preferências das aves passaram a ser  essenciais para um adequado grau de bem-estar animal. 

Porém em alguns países o entendimento sobre as questões relacionadas ao bem-estar das aves já vem sendo praticado a um longo período, como por exemplo nos Estados Unidos, no qual muitas empresas alimentícias assumiram compromissos de fornecerem aos seus clientes ovos 100% de galinhas livres, sendo que a proibição de gaiolas está prevista para 2025. 

Segundo o Relatório Eggsposé, publicado em abril de 2024 pela organização sem fins lucrativos The Humane League, indica que as empresas pertencentes ao setor alimentício estão sendo requisitadas a serem mais transparentes perante seus compromissos firmados com a utilização de ovos livres de gaiolas, pois tal fato afeta a confiança do consumidor. O documento ainda reforça que o prazo de adequação para os sistemas livres de gaiolas se aproxima rapidamente.  Os colaboradores afirmam que os consumidores podem confiar nas marcas aos quais compram seus produtos, pois o relatório deste ano revela quais empresas alimentícias estão relatando de forma transparente seu progresso no não uso das gaiolas e quais empresas correm o risco de perder a confiança de seus clientes, por não cumprir com tal compromisso. Sendo assim, a confiança do consumidor torna-se uma prioridade, à medida que há um interesse crescente na forma como os ovos são produzidos.

Embora a indústria suspeite, mas não tenha a certeza, os relatórios como o da Eggsposé estão pressionando as empresas para assumirem os compromissos, a legislação vigente no país referente às questões de bem-estar é certamente um fator determinante para que a transição de gaiolas aconteça, sendo que até ao final de 2026, cerca de 22% da população dos Estados Unidos não mais conhecerá os sistemas de gaiolas. Em última análise, as empresas que fizeram os compromissos de não mais utilizar gaiolas, optaram por sua própria escolha. Desta forma, à medida que os prazos se aproximam, as empresas terão de oferecer atualizações sobre como o processo de transição está ocorrendo.

No relatório constam as empresas que cumpriram seus compromissos sem o uso de  gaiolas no prazo ou com antecedência. Por outro lado, também são citadas as empresas com compromissos, os quais não foram cumpridos até 2025 ou que não reportaram seu progresso. O relatório ainda direciona críticas às empresas que não têm compromisso com a isenção de retirada das gaiolas.  

Muitos produtores de ovos dos Estados Unidos ainda estão firmes em seus compromissos de transição para a produção de ovos livres de gaiolas, embora possam prolongar seus compromissos para uma data posterior devido aos impactos da Influenza Aviária.

Outro documento, o Relatório Especial da Indústria de Ovos publicado pela Watt Global Media em janeiro de 2024 informa que a maioria dos produtores prevê uma ampla oferta de ovos livres de gaiolas entre os anos de 2025 a 2026. Em 2023, verificou-se que 58,6% dos produtores de ovos dos Estados Unidos optaram por utilizar sistemas de criação de galinhas poedeiras livres de gaiolas com acesso ao ar livre e 48,3% fecharam pelo menos um dos seus aviários com alojamentos em gaiolas.

Aqui no Brasil, o EggLab é um projeto do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal que apresenta este mesmo tipo de informação, ou seja, os compromissos e alcance das metas das empresas brasileiras com relação à produção de ovos livres de gaiolas. Você pode conhecer mais sobre este projeto acessando o link (https://www.egglab.org.br/). A Iniciativa MIRA Poedeiras também mapeia produtores livres de gaiolas, bem como busca auxiliá-los a transacionarem com segurança para um sistema livre de gaiolas por meio do fornecimento de capacitações encomendadas e de nossos materiais gratuitos. Fale conosco! Estamos à disposição pelo e-mail contato@mira.org.brFonte: Adaptado de WattPoultry, 2024. Disponível em: https://www.wattagnet.com/egg/article/15668748/activist-cagefree-reports-deadlines-and-consumer-trust

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Ao continuar a usar nosso site, você está concordando com o nosso uso de “cookies”. Para saber mais, por favor, veja a nossa Política de Privacidade.