Como uma empresa dos EUA equilibra a demanda e investimentos em sistemas livres de gaiolas?

De acordo com o diretor da Divisão de Ovos da Cooper Farms, Jeff Cutler, a empresa iniciou seu processo de transição de uso de gaiolas para criação de aves livres de gaiolas em 2018, observando as tendências de mercado, os consumidores e as mudanças legislativas que estavam ocorrendo nos Estados Unidos.

Atualmente a Cooper Farms produz 50% de seus ovos livres de gaiolas e 50% no sistema convencional. Até 2025, a empresa espera produzir 60% dos ovos livres de gaiolas.

Em 2018, apenas uma pequena parte da empresa estava trabalhando com o sistema livre de gaiolas, quando iniciou seu plano de transição. No entanto, seu diretor sabia que não podia produzir ovos livres de gaiolas devido ao grande investimento e à demanda desconhecida, relatando que queria manter o equilíbrio entre a produção em gaiolas e sem gaiolas, processo que faz até hoje, pois ainda há demanda do consumidor por ovos convencionais.

A Cooper Farms iniciou seu plano de conversão sem gaiolas avaliando seus produtores contratados e parceiros que tinham propriedades elegíveis para conversão de sistema ou construindo novos galpões sem gaiolas desde o início.

De acordo com Jeff, a empresa avaliou as propriedades de acordo com a idade e tamanho do galpão, além da capacidade de converter economicamente para o sistema o sistema livre de gaiolas. Além disso, avaliou-se o potencial de gerenciar a propriedade e até se o produtor tinha filhos que desejavam continuar nesta atividade. A partir do momento que se sentiram mais confiantes no mercado, no que diz respeito à demanda e aceitação do consumidor por este produto, verificou-se que o próximo passo seria fazer parceria com famílias na construção de galpões sem gaiolas.

“Você precisa se adaptar se quiser vender em determinados mercados”, disse Cutler.

Os desafios de converter de um sistema com gaiolas para livre de gaiolas, segundo Jeff, deu-se especialmente devido a problemas na cadeia de suprimentos, um efeito duradouro da pandemia do COVID-19. Muitos equipamentos eram fabricados no exterior, na Europa, por isso havia preocupações com a disponibilidade de frete marítimo. Além disso, o preço das mercadorias aumentaram significativamente desde o início da jornada da Cooper Farms em 2018, aproximadamente um aumento de 30 a 40% nos custos de material nos últimos cinco anos.

Jeff ainda cita que, enquanto a demanda do consumidor exigir tanto ovos de galinhas mantidas em gaiolas quanto livres de gaiolas, a empresa continuará fornecendo ambos, mas com plano constante na expansão da produção de ovos livres de gaiolas.

Como a Cooper Farms, muitos produtores de ovos dos EUA estão trabalhando para converter pelo menos uma parte de sua produção em gaiolas. Isso se deve a uma mistura de compromissos de compradores e legislação.

Fonte:

Adaptado de WATT.poultry.com. Disponível em: https://www.wattagnet.com/egg/article/15543737/how-cooper-farms-balances-cagefree-demand-and-investment?utm_source=Omeda&utm_medium=Email&utm_content=NL-Egg+Industry+Insight&utm_campaign=NL-Egg+Industry+Insight_20230809_0700&oly_enc_id=3125H9661090I2X

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