Cereais que podem aumentar a umidade da cama das aves

Certos cereais podem aumentar a umidade das excretas das galinhas poedeiras se fornecidos em quantidades excessivas. O mesmo também é verdade se as aves consomem quantidades razoáveis, mas desenvolvem um distúrbio digestivo que as leva a digerir esses cereais de forma incompleta.

Os excrementos excessivamente úmidos são um grande problema em relação à qualidade dos ovos e da cama para poedeiras livres de gaiolas. Embora isso não seja causado apenas pelos cereais, quatro cereais podem ser elencados pois, quando utilizados em excesso, podem aumentar a umidade das excretas das aves.

Trigo

Contém altos níveis de vários polissacarídeos não amiláceos (NSPs) que aumentam a umidade das excretas das aves e especialmente se as aves apresentarem atividade enzimática limitada para quebrar esses componentes. É bastante comum hoje em dia incluir uma enzima exógena xilanase, especialmente em rações de poedeiras.

Cevada

Semelhante ao trigo, a cevada é rica em NSPs, mas o perfil é diferente, pois é mais rica em beta-glucanos, que não contribuem tanto para os excrementos muito úmidos, mas se essas excretas úmidas em dietas ricas em cevada forem um problema, adicionar uma beta-glucanase exógena pode diminuir o problema.

Aveia

Embora a aveia seja bem tolerada por todas as espécies, incluindo aves, o consumo excessivo pode aumentar a umidade das excretas devido ao seu alto teor de fibras (e não apenas devido ao seu perfil de NSPs). Alimentar com aveia descascada é uma opção do que alimentar com um coquetel de enzimas exógenas, mas, de qualquer forma, o custo será alto.

Centeio e triticale

O centeio contém altos níveis de pentosanos, que se assemelham aos do trigo e podem aumentar a umidade das excretas das aves mesmo consumidos em pequenas quantidades. As aves geralmente evitam dietas com alto teor de centeio. Efeitos semelhantes, mas menos pronunciados, são esperados do triticale, um cereal que é um cruzamento entre trigo e centeio.

É importante observar que, embora esses cereais possam resultar no aumento da umidade das excretas das aves, eles são usados ​​em muitos países como substitutos pela questão econômica ou onde outros cereais não estão prontamente disponíveis.

Deve-se enfatizar que esses cereais sozinhos não são a única forma de aumentar a umidade das excretas. O mesmo pode ser dito sobre o uso de enzimas exógenas: elas não são a única solução. No entanto, do ponto de vista nutricional, estes dois, juntamente com as cinzas da dieta e o consumo de água, são frequentemente os primeiros fatores examinados para resolver um caso de excretas com excesso de umidade que afetam a qualidade dos ovos e/ou a saúde e o bem-estar das aves.

Fonte:

Adaptado de Efstratia Papanikou. WATT Poultry.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe: