As 10 maiores empresas produtoras de frango do mundo

Os 10 maiores produtores de frangos de corte do mundo (Tabela 1), quando vistos em conjunto, abatem um total de 13.081 milhões de frangos/ano, de acordo com dados do World’s Top Poultry Companies Database. Em número de cabeças abatidas, essas empresas respondem sozinhas por mais de 48% de todos os frangos abatidos no mundo.

Alguns desses principais produtores começaram a trabalhar neste ramo desde o século XIX, enquanto outros, em comparação, são relativamente novos. Alguns têm alcance global, enquanto outros são mais focados regionalmente ou nacionalmente. Também a respeito da geografia, todos estão situados nas Américas ou continente Asiático.

Tabela 1. Os 10 maiores produtores de frangos de corte do mundo

Classi- ficaçãoNúmero cabeças frangos abatidos/ano (milhões)EmpresaPaís
14.4262.0081.526580312JBS S.A.SearaPilgrim’s Pride Corp. Pilgrim’s do MéxicoMoy Park Ltda.BrasilBrasilEUAMéxicoReino Unido
21.900Tyson FoodsEUA
31.732BRFBrasil
41.101Wen’s Food GroupChina
5695Wellhope Agri-TechChina
6685CP GroupTailândia
7655Koch Foods Inc.EUA
8635Sanderson Farms Inc.EUA
9627130Indústrias BachocoOK Foods Inc.MéxicoEUA
1062525211556483418014449CargillCargill Proteína LatinoaméricaCargill Proteína Latinoamérica-ColombiaCargill Proteína Latinoamérica-HondurasTip-Top IndustrialCorporación Pipasa (Cargill)Cargill Meats ÁsiaCargill Meats EuropeCargill ChinaEUAHondurasColômbiaHondurasNicaráguaCosta RicaTailândiaReino UnidoChina

Embora à primeira vista pareça quase impossível ultrapassar algumas dessas empresas devido aos seus altos volumes de produção, tamanho não é garantia de sobrevivência nem no ranking ou mercado global, pois o mundo está em constante mudança e as empresas podem tanto surgir quanto desaparecer rapidamente. A seguir um rápido panorama de cada empresa presente no top 10 na produção de carne de frango mundial.

1. JBS S.A.

A multinacional JBS S.A., do Brasil, é de longe a maior produtora de frangos de corte do mundo com mais de 70 anos de história. Atualmente é a maior empresa de proteína animal do mundo e inclui, além de aves, a produção de carne bovina, suína e ovina. No Brasil, a Seara é responsável pelas áreas de aves, suínos e alimentos processados, exportando para mais de 140 mercados ao redor do mundo. A empresa ainda produz produtos processados de frango nos EUA, México e Europa com a Pilgrim’s Pride.

2. Tyson Alimentos

A Tyson Foods (EUA), abate 1.900 milhões de aves/ano. A empresa internacional de alimentos, com sede em Springdale, Arkansas, atua na produção de frangos, carne bovina e suína, bem como alimentos preparados. Além de abastecer seu mercado doméstico, acredita-se que a empresa venda para 115 países ao redor do mundo.

3. BRF

A terceira maior produtora de carne de frango também vem do Brasil, tem mais de 80 anos de criação e abate 1.732 milhões de aves/ano. O portfólio de produtos da empresa abrange desde carnes frescas até congeladas. Seus produtos processados incluem carne de frango, carne de peru e pratos prontos congelados, entre outros produtos diversos como requeijão e ração animal. A BRF tem mais de 80 anos e estabeleceu operações além de seu mercado doméstico nas Américas, Oriente Médio, Ásia e África.

4. Wen’s Food Group

O Wen’s Food Group da China, criado no início dos anos 80, abate 1.101 milhões de frangos/ano. Com sede na cidade de Yunfu, a Wen’s é o resultado da consolidação de mais de 326 empresas e vende para 20 províncias em seu mercado doméstico. A empresa produz frangos de corte, patos e gansos, além de ser uma das maiores produtoras de carne suína da China. Também atua nas indústrias de ovos, ovelhas, peixes e fornece produtos lácteos.

5. Wellhope Agri-Tech

A Wellhope Agri-Tech da China, que abate 695 milhões de aves/ano foi fundada em 1995 e opera na cidade de Shenyang. Originalmente criada como uma empresa de rações e matérias-primas, além de frangos de corte, a Wellhope agora cria suínos, atua no processamento de carne e vende equipamentos agrícolas inteligentes. A empresa vende em 32 províncias em seu mercado doméstico e atua em 22 mercados de exportação.

6. Grupo CP

O CP Group, com sede em Bangkok, na Tailândia, abate 685 milhões de aves/ano. É o principal acionista da CP Foods, uma extensa rede de holdings agroalimentares que opera principalmente na Ásia e na Europa. A empresa foi fundada no início da década de 1920 e atua nos setores de frangos de corte, patos, galinhas poedeiras, suínos e aquicultura. Seus negócios integrados verticalmente incluem a fabricação de ração animal, criação de animais, carne e processamento de alimentos. Além de produzir aves em seu mercado doméstico, a empresa também possui operações de aves na Rússia, Índia, Vietnã e Turquia.

7. Koch Alimentos Inc.

A Koch Foods Inc., de Park Ridge, Illinois/EUA, criada desde 1985 abate 655 milhões de frangos/ano. Em 2021, a Koch Foods produziu semanalmente mais de 60,7 milhões de libras de frango pronto para cozinhar. O frango congelado responde por 75% de suas vendas, sendo o restante in natura. A empresa vende sob a marca Koch Foods e marcas próprias.

8. Sanderson Farms Inc.

A Sanderson Farms (EUA), abateu 635 milhões de aves, antes de se tornar a Wayne-Sanderson farms no ano passado. Fundada como um negócio geral de ração e sementes em 1947, a empresa foi comprada por um consórcio entre a Cargill e a Continental Grains em meados de 2022, o que resultou na fusão do terceiro maior produtor de aves dos EUA com o sétimo maior do país, a Continental’s Wayne Farms, para se tornar Wayne-Sanderson.

9. Indústrias Bachoco S.A.

A empresa mexicana abate 627 milhões de aves/ano e além de frango, produz suínos e está entre os 15 maiores produtores de ovos do mundo. Nos EUA, a empresa é proprietária do incubatório OK Foods e Morris. A Bachoco foi estabelecida como uma empresa de ovos no início dos anos 1950 e iniciou o processamento de frango no início dos anos 1970.

10. Cargill

A empresa mais antiga em nosso top 10, a Cargill, com sede em Minneapolis, abate 625 milhões de aves e foi fundada em 1865. Ela atua nos setores de alimentos, agricultura, finanças e indústria. As atividades recentes em suas operações avícolas incluem maior atuação na China e a compra da Sanderson Farms (EUA) por meio de um consórcio, resultando na criação da Wayne-Sanderson.

Referência:

Adaptado de Mark Clements. Revista WATT Poultry International. Abril/2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Ao continuar a usar nosso site, você está concordando com o nosso uso de “cookies”. Para saber mais, por favor, veja a nossa Política de Privacidade.