A busca para proporcionar maior grau de bem-estar das aves também envolve investir em sistemas de criação que possam minimizar as dores e sofrimentos nas aves.
Nesse sentido, a Lidl, uma rede de supermercados considerada a sétima maior rede de supermercados do Reino Unido anunciou que ajudará os produtores de ovos caipiras nos próximos 5 anos com os custos de produção e na obtenção de financiamento para garantir a viabilidade dos seus fornecedores de ovos caipiras. O financiamento se baseia em incentivos existentes do supermercado e vem após um período de escassez deste tipo de ovos no país. Além disso, o varejista também estabeleceu um grupo de produtores de ovos caipiras que participarão deste projeto. Os membros se beneficiarão de contratos de custo de produção a longo prazo, volumes mínimos garantidos, assistência para garantir os respectivos financiamentos de bancos e o financiamento adicional, doado pela rede de supermercados para construção de novos galpões caipiras.
As medidas devem, acredita a Lidl, ajudar na garantia para o sucesso a longo prazo das propriedades, pois o desejo das 960 unidades da empresa é vender apenas ovos caipiras britânicos. Assim, no final de 2022, o varejista se comprometeu a vender os ovos caipiras, dizendo que trabalharia juntamente com os produtores para eliminar gradualmente a venda de ovos de galinhas criadas em gaiolas.
Segundo Richard Bourns, diretor comercial da Lidl, ressalta que juntamente com o grupo de produtores de ovos formados, desenvolveram contratos de custo de produção a longo prazo, proporcionando aos produtores a confiança e a segurança necessária para investir em seus negócios. Ainda, este compromisso poderá garantir um futuro sustentável para a indústria e também para os ovos britânicos de alta qualidade com preços acessíveis.
A empresa também anunciou que se tornou uma das primeiras varejistas a lançar ovos brancos em todas as suas lojas no Reino Unido, apoiando os produtores na adoção de aves produtivas e ecologicamente corretas.
O compromisso da Lidl com os produtores de ovos segue um anúncio da Sainsbury’s, a segunda maior rede de supermercados do Reino Unido, detalhando a formação do The Egg Group, estabelecido para garantir a viabilidade contínua de seus fornecedores de ovos, pois o país estava com dificuldade no fornecimento de ovos caipiras.
No início deste ano, o governo do Reino Unido anunciou que estava comprometido em acabar com práticas injustas na cadeia de fornecimento de ovos, apoiando os produtores para que produzissem ovos livres de gaiolas. Entre as principais mudanças, estariam acordos escritos entre produtores e compradores com o Departamento de Meio Ambiente, Alimentos e Assuntos Rurais (DEFRA), dizendo que trabalharia com a indústria “em ritmo acelerado” para garantir que eles ofereçam justiça a todas as partes envolvidas na cadeia produtiva de ovos.
Fonte: Adaptado da Watt Poultry, 2024. Disponível em: https://www.wattagnet.com/egg/egg-production/news/15704723/lidl-gb-announces-additional-support-for-uk-egg-producers