A sustentabilidade tornou-se um princípio norteador na produção animal. À medida que o setor enfrenta uma pressão crescente para reduzir sua pegada ambiental, o uso estratégico de aditivos em rações tem surgido como um componente-chave para atingir os objetivos dentro da produção.
Na avicultura, a sustentabilidade envolve a adoção de práticas que garantam a viabilidade a longo prazo dos setores ambiental, econômico e social. Os principais objetivos incluem minimizar o impacto ambiental, melhorar a eficiência alimentar e fortalecer a saúde e bem-estar das aves.
A avaliação da eficácia da inclusão de aditivos nas rações em relação a sustentabilidade envolve os seguintes marcadores:
- Taxa de conversão alimentar: os aditivos podem melhorar a taxa de conversão alimentar, contribuindo para a redução da quantidade de ração necessária para o crescimento das aves, minimizando assim, o uso de recursos e o desperdício.
- Excreção de nutrientes: a redução de excreção de nutrientes, como fósforo ou nitrogênio, pode ajudar a minimizar os impactos ambientais, reduzindo o potencial de poluição da água e do solo.
- Emissões de gases de efeito estufa: alguns aditivos podem reduzir as emissões de gases de efeito estufa associadas à produção e digestão de rações. Quantificar essas reduções apoia os esforços para mitigar as mudanças climáticas.
- Benefícios para a saúde das aves: avaliar a redução da incidência de doenças e melhorias da função imunológica, indicando maior grau de bem-estar das aves e redução de intervenções veterinárias.
- Impacto econômico: análise de custos resultante da redução do uso de ração, taxas de doenças e eficiência alimentar.
Os aditivos alternativos podem ser os probióticos, prebióticos, extratos de plantas, enzimas naturais, entre outros. Exemplos:
- Probióticos: podem melhorar a saúde intestinal das aves, promovendo uma microbiota equilibrada e aumentando a resistência a doenças.
- Prebióticos: fornecem substratos que promovem o crescimento de bactérias benéficas no trato gastrointestinal das aves, melhorando a digestão e a absorção de nutrientes.
- Extratos de Plantas e Enzimas Naturais: podem melhorar a eficiência alimentar e a saúde intestinal.
- Fibras funcionais: contribuem positivamente para a saúde das aves, pois melhoram a motilidade intestinal e a digestão em geral, resultando em melhorias na absorção de nutrientes.
- Óleos essenciais: apresentam propriedades antimicrobianas e antioxidantes naturais, auxiliando no manejo sustentável da saúde avícola.
- Extratos de ervas: melhoram a palatabilidade da ração e reduzem o estresse oxidativo, além dos quelatos de minerais que aumentam a biodisponibilidade dos minerais, reduzindo a excreção de minerais e a poluição ambiental.
Cada tipo de aditivo oferece benefícios únicos e ao se adotar essas soluções de forma estratégicas e específicas para cada operação, os produtores podem alcançar avanços significativos em direção ao bem-estar das aves e a um futuro mais sustentável.
Fonte: Adaptado Watt Poultry, 2025. Disponível em: https://www.wattagnet.com/sustainability/article/15737213/how-feed-additives-advance-sustainable-poultry-production