A qualidade da água de dessedentação na produção de galinhas poedeiras importa?

Na avicultura, a água fornecida às galinhas é tão importante quanto outros fatores como as instalações, alimentação e manejo rotineiro. Por conta disso, é importante realizar análises pelo menos a cada 6 meses ou no máximo dentro de um ano para verificação da qualidade da água de dessedentação, ou seja, a água que os animais bebem (PALHARES, 2005).

O Ministério do Meio Ambiente, através da resolução do CONAMA nº 357 (de 17/03/2005), determina que a água utilizada para dessedentação das aves deve ser de classe três. Embora, diversos estudos indiquem que a água destinada aos animais deve possuir as mesmas características físicas, químicas e bacteriológicas daquela destinada aos seres humanos (BRASIL, 2005).

Fisicamente, a água deve ser insípida, inodora e transparente. As características químicas são determinadas pelos sólidos dissolvidos totais (em geral sais inorgânicos). Quanto maior este valor, menos qualidade a água terá e logo, pode haver uma redução de consumo pelas aves, causando prejuízos no desempenho e na saúde do lote. As análises bacteriológicas visam a detecção de agentes patogênicos, destacando-se os coliformes totais, fecais e Escherichia coli (VIOLA et al., 2021), responsáveis por causar quadros relevantes de diarreia nas aves. Por isso, a desinfecção permanente da água de dessedentação através da cloração é uma ferramenta de manejo que não pode falhar como medida preventiva de infecções!

Além destes métodos laboratoriais de monitoramento da qualidade da água, também é importante o cuidado com os equipamentos por onde a água passa. Os bebedouros devem ser frequentemente limpos e ajustados na altura ideal para que as aves tenham acesso a eles, mas sem estarem baixos demais a ponto de molhar a cama ou fiquem sujos excessivamente. Também é indicado que as caixas de água sejam cobertas e protegidas do sol, além da necessidade de haver um reservatório capaz de prover água com qualidade para a granja por pelo menos 24 horas, no caso de falta de suprimento principal.

Assim, o monitoramento permanente dos parâmetros de qualidade, bem como a boa manutenção do fornecimento da água de dessedentação às aves é imprescindível na criação avícola. Água de qualidade é um fator decisivo para o bom desempenho e um bem-estar positivo do lote das galinhas poedeiras.

Por: Aluno de Iniciação Científica : Alessandra da Rosa

REFERÊNCIAS

BRASIL. Resolução Conama N° 357, de 17 de Março de 2005. Brasília, DF, Disponível em: Link.Acesso em: 30 ago. 2021.

PALHARES, Julio Cesar P. Qualidade da água para suínos e aves. 2005. Disponível em: Link . Acesso em: 30 ago. 2021.

VIOLA, Eduardo Spillari et al. Água na avicultura: importância, qualidade e exigências. Disponível em: Link . Acesso em: 28 ago. 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Ao continuar a usar nosso site, você está concordando com o nosso uso de “cookies”. Para saber mais, por favor, veja a nossa Política de Privacidade.